Pular para o conteúdo principal

Dia 10 Governo apresentará proposta aos professores da Rede Estadual

Governo do Estado apresentará proposta aos professores no dia 10

AUTOR // Caroline Santos - fonte: www.sintese.org.br
Marcelle Cristinne/ASN
Marcelle Cristinne/ASN
Na segunda-feira, 10, o governo do Estado apresentará uma proposta para resolver o impasse do reajuste do piso do magistério. O comprometimento foi dado pelo governador em exercício, Jackson Barreto, no final da reunião ocorrida na manhã deste sábado, no Palácio de Despachos.
Além da proposta que será apresentada, o governo aceitou a proposta do sindicato em compor uma comissão formada por representantes do sindicato e das secretarias da Educação, Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão, PGE – Procuradoria Geral do Estado e CGE – Controladoria Geral do Estado. A comissão fará análise da folha de pagamento e também uma auditoria minuciosa com direito a visita às escolas e órgãos da SEED para fazer o cruzamento dos dados.
Durante a reunião, o Governador foi enfático em afirmar que há interesse do Governo em reestabelecer à carreira única do magistério estadual. Entretanto, os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal estão inviabilizando, nesse momento, a tomada dessa medida.
O Governador Jackson Barreto defendeu, ainda tomada de medidas urgentes por parte dos Secretário Jaferson Passos e Oliveira Jr. para que os aposentados possam voltar a serem os primeiros a receberem seus vencimentos. Para o governador essa medida precisa ser priorizada pelo Governo, pois essa é, também, uma forma de valorização dos aposentados pela gestão estadual.
A reunião veio após a ocupação de 84 horas do prédio da Secretaria de Estado da Fazenda e de uma abordagem dos diretores do SINTESE ao governador em exercício em solenidade ocorrida na quinta-feira, 06, no Hospital de Urgência de Sergipe.
A audiência contou também a participação da deputada Ana Lúcia e o vereador Iran Barbosa, ambos professores da rede estadual.
Por parte do governo participaram da audiência os secretários, José Oliveira Jr., Fazenda; Belivaldo Chagas, Educação e Jefferson Passos, Planejamento, Orçamento e Gestão e Márcio Rezende, Procurador Geral do Estado.
A presidenta do SINTESE começou a sua fala apresentando ao governador que desde dezembro o sindicato tentava uma audiência com o governo do Estado para buscar uma saída para o reajuste do piso, pois há dois anos o magistério está sem reajuste e pela reestruturação da carreira. “A categoria rejeitou a proposta do governo em 2012 porque ela não era implementada na carreira, somos profissionais e temos uma profissão, uma carreira estabelecida pela Constituição Federal, pela Lei de Diretrizes e Bases e também pelo Conselho Nacional de Educação”, aponta a presidenta do SINTESE, Angela Maria de Melo.
Diferença cai vertiginosamente
Ângela frisou que com a aprovação da Lei Complementar 213/2011 a carreira dos professores foi esfacelada e com a falta do reajuste determinado pela lei do piso (11.738/2008) fez com que a diferença entre os professores com formação em nível médio e a formação em nível superior caísse de 40% (2011) para 6,04% (2013). “Seguindo essa lógica, em 2014 com o novo reajuste do piso, o professor com formação em nível médio terá uma remuneração maior do que aquele que têm uma formação mais extensa e isso vai contra todo o sentido de valorização dos professores que é colocado na lei do piso”, disse o diretor de Comunicação do SINTESE, Joel Almeida.
Há como resolver
O vereador Iran Barbosa e a deputada Ana Lúcia foram enfáticos ao afirmar que a possível solução para este problema passa por uma auditoria completa da folha de pagamento da Educação.
A deputada voltou a colocar as conclusões de estudos feitos pelo seu mandato em 60 escolas da rede estadual. Ficou comprovado que há uma distorção na per capita das escolas e que esse é um ponto que o governo precisa se debruçar para resolver.
Para a deputada o pagamento das aposentadorias do Poder Judiciário, Legislativo, Ministério Público e Tribunal de Contas feitos pelo Poder Executivo também prejudica a concessão de reajuste não só aos professores, mas também aos demais funcionários públicos. “Desde a Constituição de 1989 que os poderes (Legislativo e Judiciário) têm orçamentos próprios e a partir daí eles devem pagar suas despesas, não só com a folha de pagamento dos ativos, mas também dos aposentados. O Poder Executivo não pode ficar arcando com essa despesa indefinidamente”, disse a deputada.
A partir das considerações da deputada Ana Lúcia, do vereador Iran Barbosa e da direção do SINTESE, Jackson Barreto se comprometeu a dialogar com a Assembleia Legislativa,Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça e Ministério Público para discutir o pagamento das aposentadorias desses órgãos pelo Poder Executivo.

Outra questão defendida pelo sindicato para reduzir os limites da LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal é o reconhecimento por parte do Estado de Sergipe das dívidas geradas pelos Governos anteriores (Albano Franco e João Alves) que realizaram saques indevidos da previdência dos servidores estaduais que gerou esse problema previdenciário atual e esses recursos não foram ressarcidos para garantir o pagamento dos aposentados.
O que hoje o Governo chama de déficit da previdência que impacta nos limites da LRF, pode ser transformado em dívida do Estado para com a previdência, situação que reduziria, significativamente, os limites da LRF. Essa dívida pode ser aumentada se considerarmos o longo período em que os governos anteriores realizavam o desconto previdenciário e não repassavam os valores de responsabilidade do Governo do estado para previdência.
“Para nós a audiência foi positiva, pois o governo do Estado mostrou disposição a dialogar com o sindicato e aceitou a proposta que apresentamos desde o ano passado de criar uma comissão para fazer uma análise profunda da folha de pagamento. Vamos aguardar a proposta do governo e apresentá-la para a categoria”, disse Angela.
Na segunda às 15h os educadores da rede estadual realizam assembleia no Instituto Histórico e Geográfico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim debatem o PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Ontem a partir das 19h30 (05/04/13)na Escola Joaldo Barbosa aconteceu debate público sobre o PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, com a professora da Universidade Federal de Sergipe, Silvana Bretas. O debate foi promovido pelo SINTESE a pedido dos professores em assembleia e teve como objetivo tirar as dúvidas sobre o programa do governo federal. Foram convidados professores, a sociedade em geral, a prefeitura de Boquim, Sindicato dos Servidores de Boquim, as secretárias de Educação e de Ação Social e suas equipes, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação de Boquim/CMEB, Câmara de Vereadores. Destes estiveram presentes professores, e algumas pessoas representando a sociedade civil, estudantes do EJA, professores alfabetizadores, do ensino fundamental inicial e final e também o diretor da Escola Joaldo Barbosa, atual presidente do CMEB.

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d

Não devem deixar a Estação...

José de Jesus Santos - profº de História imagem internet As manifestações continuam em todo o Brasil, e vão continuar... Provaram que não querem golpe de estado, mas sim resultado de todos os gestores públicos por mais responsabilidade pelos serviços públicos, melhoramento na Educação, Saúde e Segurança, resumo: não querem só comida... Provaram que tem fome de vários “Quês”. A cobertura televisiva imparcialmente – assim arautam, não deixam de usar seus chavões de efeitos de caras e bocas para destacar o vandalismo e os grupos de baderneiros enquanto as manifestações recebem um breve e positivo adjetivo. O fruto dessa ação de cobertura tem os mesmos efeitos das bombas de efeito moral, lançadas para dispersar o sentido dos movimentos. São verdadeiras balas de borracha disparadas nos braços, pernas da natureza do protesto. São sprays de pimenta lançados nos olhos da liberdade de expressão do povo que desperta junto aos que nunca deixaram as ruas para dizer que já não dá mais