sábado, 13 de julho de 2013

Após denúncia MP de Boquim determinou solução sobre salas do Colégio Severiano Cardoso

No final do mês do junho do corrente no Fórum Hermes Fontes, o promotor de justiça do município de Boquim, Etélio de Carvalho Prado Júnior, realizou audiência pública com representantes da Secretaria de Educação de Sergipe(SEED), a diretoria do Colégio Severiano Cardoso, representante do SINTESE no município e o jovem Gilberto Santana. 
A audiência teve o objetivo de averiguar as denuncias sobre as condições físicas e estruturais do Colégio da rede estadual, bem como sobre as razões das constantes agressões que vinham sendo supostamente cometidas no interior do mesmo.
          As denuncias sobre as estruturas foram feitas pelo jovem não só nas redes sociais como no Ministério Público municipal, sobre as rachaduras em algumas salas de aula como também sobre os telhados, onde estudava, que quando chovia os estudantes usaram até guarda-chuva, como mostrou em foto nas redes sociais e ao MP. (veja no final da postagem os documentos)

fotos do inicio
das reformas no telhado
Os representantes da SEED e o promotor questionaram a diretoria se a mesma  já havia notificado a Secretaria de Educação sobre os problemas, a mesma confirmou ter ofícios e até e-mails registrando a necessidade de melhoras, mas não estavam com ela naquele momento.
Conforme os relatos e fotos sobre o caso que indicam a existência de supostas rachaduras e infiltrações em paredes e telhados de salas de aula, ao ponto do alunado usar guarda-chuva. A SEED ficou ciente dos fatos e o engenheiro Dr. Roberto Moreira Sandes, após a audiência fez inspeção no colégio com o intuito  de verificar as salas referidas, a fim de determinar a interdição provisória, até que providencias poderiam ser adotadas com urgência.
E no mesmo dia o mesmo remeteu a conclusão da visita em relatório ao MP verificando que as salas 03 e 04 encontravam-se com os forros danificados, possuindo risco, ainda que não eminente, de cair em virtude das fortes chuvoso. No mesmo documento afirmou que o chefe do setor de engenharia da secretaria de estado da educação informou que no mesmo dia mandaria o setor de manutenção da SEED.  
fotos do inicio
das reformas no telhado
A diretoria do Severiano Cardoso foi advertida pelo promotor no sentido de que fatos como o narrado devem ser comunicados imediatamente a Secretaria Estadual de Educação. Quanto aos problemas do comportamento inadequado de alguns estudantes do colégio o promotor determinou que eventuais fatos inflacionários devem ser comunicados à delegacia de polícia local, para abertura de Boletim de Ocorrência para que se possa adotar providencias conforme o Estatuto da Criança e Adolescência.
Segundo a diretora o estudante Gilberto foi transferido da escola por desacato a ela e não pelas denuncias feitas por ele sobre as condições das salas. Como Silva é maior de idade, o promotor orientou que o jovem levasse reclamação detalhada dos fatos, para tratar da questão.
No decorrer da semana foram interditadas as salas citadas e o corredor para o concerto dos telhados, apenas os educandos do turno vespertino que ficavam nesta ala ficaram sem aulas até que se  termine o trabalho. 

Vai abaixo o termo de audiencia e relatório de visita:


parte 1 do termo de audiência
parte 2 do termo de audiência

relatório de visita

Nenhum comentário:

Sobre o que já postamos

BOQUIM SERGIPE piso professores GREVE prefeito sintese luta Brasil PISO SALARIAL vereadores Déda Jean câmara Aracaju Lagarto Pedrinhas STF 2012 2014 Alencar Amigos BLOCO CARREIRA DEPUTADOS LAGOA VERMELHA MP PNE PRE-CAJU Tribunal de Contas chile ditadura enterro escolas governo magistério mec micareta prefeitura prova 12 de junho 141anos 150 dias 1567 2010 2016 ADI AZAR Abelardo Romero Dantas Alô Associação BANDA LARGA BODE Bahia CAE CANDIDATO CLT CNBB Carmem Miranda Ciarlos Conae Copa do mundo Creches DIA DO BEIJO ESTADUAL EUA Edivaldo Educação Estado Estância FESTA FIFA HINO IBGE INTERNET Iluminação Interior José José Comblin LAN HOUSE Lula MARCELO DEDA MDE MICARETA 2012 México Natal OAB Obama PAREDÕES PRAÇA RCB RESISTÊNCIA SE SEXTA FEIRA 13 TV Tabaroinha Taxa UFS Zé Carioca acidente adefib ai se eu soubesse aliança angra 1 angra 2 aniversário anos arcaju argentina.brasil assembleia. assim você me mata atomicas atrasado aulas bardosa batismos campanha censura cidadania cidade concursado contratados copertalse cravo dança das cadeiras dem denúncia dia dos namorados direitos edil energia escravos esquerda estudantes expressão fhs floro frei betto fundação hospitalar de saúde globo golpe militar hegemonia humanos iran japão jovem jovens joão junho kw/h lei liberdade libertação livro líder manifestações merenda merendeira micareta 2011 morte médicos mídia nacional notas novela nucleares oposição pacientes padre pascoa pedro barbosa polícia militar política prefeitos presidente pt páscoa quaresma reforma republica riachão rojões santana sbt secretaria segurança pública sindipema smecelt tabela tarifas teologia da libertação trânsito universitários usinas verdade vereador vice violencia voto