Pular para o conteúdo principal

OS AMARELINHOS PARA OS UNIVERSITÁRIOS

FONTE E TEXTO: http://ondetaodinheiro.blogspot.com.br

Transporte dos Universitários: Direito já conquistado? Ou ainda teremos mais lutas?

fig.: reporterrenatacristiane.blogspot.com 
Após várias ventilações em sites, blogs e nas redes sociais a informação de que os veículos do Caminho da Escola, conhecidos por “amarelinhos”, poderão ser usados para transportar os universitários tem deixado muitos jovens com a esperança de poder ter esse direito. E não teriam mais que passar pela humilhação de todos os anos correrem atrás dos prefeitos, vereadores entre outros para garantir uma vaga.

Fazendo analise cuidadosa da ementa e nos artigos vemos que a lei aprovada em julho de 2013 refere-se ao Pronatec ( Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica).

A lei 12816 de junho desse ano também dispõe sobre o apoio da união às redes públicas de educação básica na aquisição de veículos para o transporte escolar, e é exatamente ai que começa o debate.

Segundo Djailson Dantas de Medeiros, da coordenação de Apoio ao Caminho da Escola o artigo 5º da referida lei, no entendimento do FNDE, os veículos poderão ser usados pelos universitários. 

No entanto vemos que no mesmo artigo fala apenas que: A União, por intermédio do Ministério da Educação, apoiará os sistemas públicos de educação básica dos Estados, Distrito Federal e Municípios na aquisição de veículos para transporte de estudantes, na forma do regulamento.

E em seu parágrafo primeiro reforça que:  desde que não haja prejuízo às finalidades do apoio concedido pela União, os veículos, além do uso na área rural, poderão ser utilizados para o transporte de estudantes da zona urbana e da educação superior, conforme regulamentação a ser expedida pelos Estados, Distrito Federal e Municípios.

Com essa novidade ficamos a ver a seguinte realidade: quantos ônibus têm hoje sendo pagos pelos acadêmicos?  Todos os carros do Caminho da Escola vão poder levar a todos?

Com certeza as  prefeituras deverão adquirir mais micro-ônibus para atender a demanda, hoje mais do que justo para os nossos jovens universitários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d...

Professores de Boquim elegem representantes para o Forum Municipal de Educação e cobram respeito

Professores de Boquim elegeram na ultima assembleia representantes para compor o Fórum Municipal de Educação como garante a lei 752 de 2015, que trata do Plano Municipal de Educação. Além do Fórum foram eleitos pela categoria em assembleia mais dois membros para compor o Conselho Municipal de Saúde. Na assembleia também ficou deliberado que a categoria ficar em constante estado de Assembleia Permanente uma vez que o prefeito não acenou proposta de pagamento do retroativo de 2015, que somados com os de 2013 e 2014 já chega a 12 meses de passivo trabalhista que o prefeito Jean Carlos deve em sua administração. Também fora defendido ações de luta contra a ação do município em querer induzir o professor a buscar auxilio doença no INSS. Os professores tem apresentado o laudo médico a prefeitura que insiste em encaminha-los para o INSS mesmo podendo trabalhar na escola. O sindicato através do advogado Hildon Robrigues orientou que nenhum docente fique em casa, continue trabalhando e ...

“Próximo ano não chove não, é ano de eleição!”

Na sessão dessa sexta-feira, 21, na Câmara municipal de Boquim esteve presente o Capitão Silveira para esclarecer aos edis e os cidadãos presentes no plenário sobre o Policiamento Extensivo na cidade além de rápido balanço dos últimos 90 dias no município. Além de da explicação sobre as dificuldades e de como a policia é dividida, deu algumas ideias como o Fórum de Segurança a ser realizado nas associações comunitárias com objetivo de aproximar o policial da comunidade e vice-versa, da necessidade de campanhas que fomentem a cultura do registro dos boletins de ocorrência, e da educação no transito.   Reforçou que o caminho de todas as cidades brasileiras é que a criação, formação e qualificação da guarda municipal para que ela venha atuar na segurança do município. “Se o transito continuar desorganizado em Boquim, o bandido vai gostar da cidade.”- disse o capitão que reforça a necessidade da organização do transito, bem como na regulamentação da lei que obriga os ciclomo...