IV Seminário para Formação Docente em Educação de Jovens e Adultos (SEFOR)
I Colóquio Internacional de Pesquisa e Extensão para a Educação de Jovens e Adultos (CIEJA)
Período de realização: 4 a 7 de dezembro de 2013
Local: Universidade Federal de Sergipe
Duração: 30 horas de atividades
Público alvo:
Professores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica;
Professores de Ensino Superior
Estudantes de graduação e de pós-graduação (stricto e lato sensu);
Dirigentes de escolas;
Coordenadores pedagógicos;
Pedagogos e psicopedagogos;
Demais profissionais de áreas afins;
Alunos da EJA;
Atores da promoção da EJA em geral.
Tema: Políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos: olhares cruzados
Apresentação
A internacionalização de temas e o impacto da sua dinâmica no ordenamento interno dos países, aspectos observáveis neste contexto, demandam o envolvimento das Instituições de Ensino Superior (IES) no debate e produção de pesquisas em torno de demandas cada vez mais semelhantes. Dentre temas que se destacam neste contexto encontram-se as políticas públicas e investimentos para a Educação, especialmente a destinada às pessoas adultas e em vulnerabilidade social, situação não restrita apenas ao Brasil.
Em consonância com as exigências atuais em relação à Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Grupo de Pesquisa “Saberes Escolares e Práticas Pedagógicas para EJA”/Seppeja/CNPq/UFS promove a IV edição do Seminário para Formação em EJA (SEFOR), acrescentando-lhe, este ano, a concomitância com o I Colóquio Internacional de Pesquisa e Extensão para a Educação de Jovens e Adultos (CIEJA).
O maior interesse de tais realizações é abordar com profundidade questões cruciais e norteadoras em relação ao tema através de vários olhares cruzados e entrecruzados, reconhecendo a necessidade do cotejo entre diferentes pontos de vista. Na oportunidade, contarão com a participação de professores de várias IES brasileiras, bem como e outros países e abertos à participação de pesquisadores dos diversos setores da sociedade.
Objetivos
• Promover um amplo debate sobre as possibilidades de articulação entre políticas públicas para EJA e seus reflexos na pesquisa e ensino, bem como suas contribuições para a configuração de novas práticas pedagógicas deste cotidiano educacional.
• Refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação de jovens e Adultos considerando diferentes contextos.
• Refletir sobre as possibilidades e contribuições da articulação entre ensino e pesquisa na educação de jovens e adultos, buscando possibilidades de superação dos seus problemas
• Analisar as contribuições da pesquisa desenvolvida acerca da educação de jovens e adultos e constituição dos sujeitos envolvidos neste processo.
• Discutir sobre a prática de estágios curriculares e extra-curriculares na EJA.
• Discutir sobre novas tecnologias aplicadas à EJA.
• Proporcionar a troca de experiências entre os profissionais da área.
• Estimular o conhecimento e divulgar pesquisas e trabalhos acadêmicos do estado, do Brasil e da América latina acerca da EJA.
Subtemas:
Processos de Alfabetização de Adultos
Educação prisional
Educação para o campo
Processos de Escolarização Formal na EJA
Educação técnica e tecnológica na EJA
Perspectivas Curriculares para EJA
Juvenilização da EJA
Educação para a Diversidade na EJA
Perspectivas teórico-metodológicas para EJA
Normas para apresentação dos trabalhos
O texto deve ter de cinco a dez páginas incluindo ilustrações, tabelas, notas e referências bibliográficas.
A autoria com o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es) deve ser colocada logo abaixo do título à direita e, nesta ordem a instituição de origem, titulação, agência financiadora (quando for o caso) e , por fim, e-mail para contato.
O texto deve ser digitado em fonte Times New Roman 12 e espaçamento 1, 5, margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm.
As citações de até 3 linhas devem constar aspar no corpo do texto, com o mesmo tamanho de fonte do texto. As referências devem ser indicadas entre parênteses no formato autor, data, conforme o exemplo: (ALMEIDA, 2012, p.03).
As citações a partir de 4 linhas devem ser destacadas do texto em Times New Roman 11, sem aspas, espaçamento simples, com recuo de 4cm. As referências devem estar no finald a citação, entre parênteses, como no exemplo anterior.
O texto não deve ter notas de caráter explicativo.
As referências bibliográficas deverão ser colocadas ao final do texto de acordo com as normas da ABNT e dispostas em ordem alfabética. Atentar para as orientações a seguir conforme exemplos:
Livros:
SOBRENOME, Nome. Título do livro. Subtítulo. Cidade: Editora, Ano.
Capítulos de livros:
SOBRENOME, Nome. Título do Capítulo. In: SOBRENOME, Nome. Título do livro. Subtítulo. Cidade: Editora, Ano. Número inicial e final das páginas, mês, ano.
Artigos:
SOBRENOME, Nome. Título do Artigo. Nome do periódico. Cidade, volume, número, número inicial e final das páginas do artigo, mês, ano.
Sites: Disponíveis em: xxxxxxxxxxxx. Acesso em dd/mm/aaaa
Enviar o trabalho completo para o e-mail: seppeja@hotmil.com assim identificado:
Programação:
Dia 04/12/13 –
Local: Hall do Colégio de Aplicação - CODAP/UFS
• 15h às 18h – Recepção aos visitantes e credenciamento/Exposição de stands de editoras
Local: Anfiteatro do Colégio de Aplicação - CODAP/UFS
• 18h30min – Sessão de Abertura com atividade cultural
• 19h30min – Palestra de Abertura
Tema: Políticas Públicas para a EJA na América Latina – Celia Eccher Entenza- Secretária Geral do Conselho Internacional da Educação de Pessoas Adultas - ICAE (Uruguai)
Dia 05/12/13 –
Local: Auditório da Didática V
• 8h – Mesa Redonda - Encantos e desencantos com as políticas públicas de EJA – Profª Drª Lianna Melo Torres (DED/UFS) e Profª Drª Ada Augusta Celestino Bezerra (UNIT)
• 10h – Palestra – Sujeitos e atores sociais nas representações discursivas de docentes: reflexos na EJA – Profa. Dra. Taysa Mércia Damasceno (DLV/UFS)
Local: Salas do Codap
• 14h às 18h – Comunicações/ Oficinas/Minicursos
Dia 06/12/13
Local: Auditório da Didática V
• 8h - Diálogos entre experiências de estágio supervisionado na EJA – graduandos de IES- Coordenação: Fábio Henrique Gonçalves Conceição – graduando em Matemática/UFS
• 10h e 30 min – Projetos na Educação informal: facetas em espaço prisional feminino sergipano - Eliana Oliveira dos Santos e Edjane Lima Marinho (orientadoras pedagógicas do Presídio feminino)
Local: Salas do Codap
• 14h às 18h – Comunicações/ Oficinas/Minicursos
Dia 07/12/13 – LOCAL
Local: Anfiteatro do Colégio de Aplicação - CODAP/UFS
• 8h – Lançamento de livros/ exposição de materiais didáticos/atividades culturais/ trabalhos em banner
• 9h – A intersubjetividade pessoal na ação docente. Prof. Msc. Luiz Carlos Prado
• 11h – Rodas de conversas com o tema: Práticas docentes na EJA - Coordenação: Seppeja/CNPq/UFS
• 12h- Plenária Geral/ Avaliação/ Entrega de Certificações
Inscrições:
Apresentação de Trabalhos – 04 de novembro a 25 de novembro de 2013 (em forma de banner e comunicações científicas - oriundos de memoriais descritivos, relatos de experiência ou trabalhos científicos- parciais ou concluídos)
Participação como ouvinte – 04 de novembro a 30 de novembro.
• Total Isenção de Valores para Inscrições
Informações: (79) 2105-7407 (das 15h às 21h)
Inscrições como ouvintes: https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/home.jsf
Inscrições de trabalhos: seppeja@hotmail.com
Promoção e Realização: Seppeja//CNPq/UFS
Coordenação Geral:
Profª Drª Maria Josefa de Menezes Almeida
Coordenação Adjunta
Profª Msc. Giselma Machado
Comissão Científica:
Profª Drª Ada Augusta Celestino Bezerra
Profª Msc Alessandra Pereira Gomes Machado
Prof. Msc. Gilderman Silva Lázaro
Profª Msc. Giselma Machado
Profª Drª Joelma Carvalho Vilar
Prof. Msc. José Adelmo Menezes
Profª Drª Lianna Melo Torres
Profª Drª Maria Josefa de Menezes Almeida
Profª Drª Marizete Lucini
Profª Drª Lianna Melo Torres
Apoio: ICAE – Conselho Internacional de Educação de Pessoas Adultas
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