Pular para o conteúdo principal

Avaliação de desempenho e criminalizar os professores da rede estadual

A SEED convoca o Dia D para iniciar a avaliação de desempenho e criminalizar os professores da rede estadual

Escrito por sintese Ligado . fonte SINTESE
Depois da luta e resistência dos professores da rede 
diganaoaodiad
estadual contra a imposição do Índice Guia nas escolas da rede estadual, a Secretaria de Estado da Educação - SEED lança uma nova ofensiva para transferir a responsabilidade dos graves problemas educacionais do sistema estadual de educação de Sergipe para o magistério público.


Ao invés de dizer que quer implantar o Índice Guia de Avaliação de Desempenho das Escolas a SEED apresenta um nome bonito “Dia D da Avaliação das Escolas”. O dia escolhido é 07 de maio, mas os gestores da educação pública da rede estadual “esqueceram” de um detalhe: os professores não vão ser enganados com esse novo nome.


A análise feita pelo SINTESE mostra que a intenção da SEED é a mesma. Implantar o Índice Guia nas escolas. Pois nas portarias da SEED instituem o “Compromisso de Gestão”. Reconhecem essa expressão? O Compromisso de Gestão é o pilar de todo o projeto do Índice Guia de Avaliação de Desempenho criado por João Batista Mares Guia.


O SINTESE já tinha denunciado na época em que Mares Guia recebeu R$380 mil para implantar o projeto na rede estadual. O Compromisso de Gestão do “Dia D da Avaliação” estabelece que a escola se transforme em uma “agência comunitária de prestação de serviço educacional público”. É isso mesmo, escola não será mais escola. Essa agência fará parcerias com empresas privadas. 
O Compromisso de Gestão rotula os professores como de “referência” e “insuficientes” e os estudantes como “avançados” e “insuficientes”. Esse constrangimento será fixado no mural das escolas.


A SEED quer mudar o plano de carreira


O Compromisso de Gestão também se propõe a alterar o Plano de Carreira do Magistério. O objetivo é tirar a sua concepção de valorização profissional para torna-lo um instrumento meramente meritocrático, criando uma concorrência nociva entre os educadores. 
Serão premiados aqueles que cumprirem as metas, estando em sala de aula ou na equipe diretiva, independente da condição material e financeira da escola, quem não cumprir as metas não será premiado (no caso do professor) ou perderá o cargo (no caso dos membros da equipe diretiva).


Magistério estadual delibera boicotar o Dia D da Avaliação
O SINTESE orienta que os professores não participem seja das comissões escolares para a organização do Dia D de avaliação e muito menos do próprio evento em si. No dia 07 de maio os educadores paralisam as atividades e estarão em ato público em frente à Secretaria de Estado da Educação a partir das 8h da manhã.


E para estas decisões os professores estão amparados pela própria legislação. O inciso XI do artigo 164 do Estatuto do Magistério diz que o docente deve se “recusar a cumprir ordens manifestadamente ilegais, devendo representar contra a autoridade que o compelir e agir contrariamente a lei”.


O Índice Guia e o Compromisso de Gestão são ilegais, pois foram impostos através de portaria secretarial. Vale ressaltar que o SINTESE compreende a validade da portaria como instrumento normativo, mas uma portaria não pode se sobrepor ao Estatuto do Magistério, ao Plano de Carreira, a Lei de Diretrizes e Bases - LDB e a Constituição Federal.

16 de abril de 2014

Diretoria Executiva do SINTESE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE ENTRE BOQUIM E PEDRINHAS VITIMA JOVEM BOQUINENSE

FOTO ILUSTRATIVA:  FONTE INTERNET       Na noite de ontem ocorreu uma colisão entre duas motos envolvendo dois jovens um de Boquim e outro de Pedrinhas.   Infelizmente ambos faleceram, o jovem boquinense foi o Anderlan Ravison Rosa Almeida, filho da professora Bete, irmã de Rosenice - esposa de Luiz da Decon.       Bete já foi diretora da Escola Vanda Ribeiro - conhecida como antiga LBA.   O outro jovem foi Anderson Oliveira dos Santos, um dos cobradores da Coopertalse, residente próximo a delegacia de Pedrinhas.  Segundo populares o boquinense estava conduzindo uma moto sem farol e tentou aproveitar a iluminação dos faróis de um caminhão de bebidas e ao tentar ultrapassar colidiu com a biz do pedrinhense. Confira no Cinform online mais informações.                   DEIXAMOS NOSSOS PESARES A AMIGOS E FAMILIARES DA PROFESSORA BETE E DA FA...

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d...

Deputado federal quer ser Presidente do PT

http://www.politicareal.com.br/noticia.php?id=22958 17.08.2009, 18:54:24 Sergipe. Deputado federal quer ser Presidente do PT; Ele não aceita o apoio do PSDB ao Governo Déda A Política Real está acompanhando... ( Brasília-DF, 17/08/2009) A Política Real está atenta e teve acesso. O deputado federal Iran Barbosa(PT-SE) anunciou que vai disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, no Sergipe, no Processo de Eleição Direta (PED) do PT, encabeçando a chapa estadual pela sua tendência, a Articulação de Esquerda (AE). A eleição interna tem seu primeiro turno no dia 22 de novembro próximo. Ele é tido como um calo no sapato do governador Marcelo Déda (PT) e sempre que colocou contra ao apoio do PSDB ao atual governo petista no Sergipe. O PSDB sergipano também apóia o governo do PC do B, de Edvaldo Nogueira, em Aracaju. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 17, na sede do PT, em Aracaju, onde o deputado concedeu coletiva à imprensa, acompanha...