Pular para o conteúdo principal

Avaliação de desempenho e criminalizar os professores da rede estadual

A SEED convoca o Dia D para iniciar a avaliação de desempenho e criminalizar os professores da rede estadual

Escrito por sintese Ligado . fonte SINTESE
Depois da luta e resistência dos professores da rede 
diganaoaodiad
estadual contra a imposição do Índice Guia nas escolas da rede estadual, a Secretaria de Estado da Educação - SEED lança uma nova ofensiva para transferir a responsabilidade dos graves problemas educacionais do sistema estadual de educação de Sergipe para o magistério público.


Ao invés de dizer que quer implantar o Índice Guia de Avaliação de Desempenho das Escolas a SEED apresenta um nome bonito “Dia D da Avaliação das Escolas”. O dia escolhido é 07 de maio, mas os gestores da educação pública da rede estadual “esqueceram” de um detalhe: os professores não vão ser enganados com esse novo nome.


A análise feita pelo SINTESE mostra que a intenção da SEED é a mesma. Implantar o Índice Guia nas escolas. Pois nas portarias da SEED instituem o “Compromisso de Gestão”. Reconhecem essa expressão? O Compromisso de Gestão é o pilar de todo o projeto do Índice Guia de Avaliação de Desempenho criado por João Batista Mares Guia.


O SINTESE já tinha denunciado na época em que Mares Guia recebeu R$380 mil para implantar o projeto na rede estadual. O Compromisso de Gestão do “Dia D da Avaliação” estabelece que a escola se transforme em uma “agência comunitária de prestação de serviço educacional público”. É isso mesmo, escola não será mais escola. Essa agência fará parcerias com empresas privadas. 
O Compromisso de Gestão rotula os professores como de “referência” e “insuficientes” e os estudantes como “avançados” e “insuficientes”. Esse constrangimento será fixado no mural das escolas.


A SEED quer mudar o plano de carreira


O Compromisso de Gestão também se propõe a alterar o Plano de Carreira do Magistério. O objetivo é tirar a sua concepção de valorização profissional para torna-lo um instrumento meramente meritocrático, criando uma concorrência nociva entre os educadores. 
Serão premiados aqueles que cumprirem as metas, estando em sala de aula ou na equipe diretiva, independente da condição material e financeira da escola, quem não cumprir as metas não será premiado (no caso do professor) ou perderá o cargo (no caso dos membros da equipe diretiva).


Magistério estadual delibera boicotar o Dia D da Avaliação
O SINTESE orienta que os professores não participem seja das comissões escolares para a organização do Dia D de avaliação e muito menos do próprio evento em si. No dia 07 de maio os educadores paralisam as atividades e estarão em ato público em frente à Secretaria de Estado da Educação a partir das 8h da manhã.


E para estas decisões os professores estão amparados pela própria legislação. O inciso XI do artigo 164 do Estatuto do Magistério diz que o docente deve se “recusar a cumprir ordens manifestadamente ilegais, devendo representar contra a autoridade que o compelir e agir contrariamente a lei”.


O Índice Guia e o Compromisso de Gestão são ilegais, pois foram impostos através de portaria secretarial. Vale ressaltar que o SINTESE compreende a validade da portaria como instrumento normativo, mas uma portaria não pode se sobrepor ao Estatuto do Magistério, ao Plano de Carreira, a Lei de Diretrizes e Bases - LDB e a Constituição Federal.

16 de abril de 2014

Diretoria Executiva do SINTESE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d

Professores de Boquim debatem o PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Ontem a partir das 19h30 (05/04/13)na Escola Joaldo Barbosa aconteceu debate público sobre o PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, com a professora da Universidade Federal de Sergipe, Silvana Bretas. O debate foi promovido pelo SINTESE a pedido dos professores em assembleia e teve como objetivo tirar as dúvidas sobre o programa do governo federal. Foram convidados professores, a sociedade em geral, a prefeitura de Boquim, Sindicato dos Servidores de Boquim, as secretárias de Educação e de Ação Social e suas equipes, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação de Boquim/CMEB, Câmara de Vereadores. Destes estiveram presentes professores, e algumas pessoas representando a sociedade civil, estudantes do EJA, professores alfabetizadores, do ensino fundamental inicial e final e também o diretor da Escola Joaldo Barbosa, atual presidente do CMEB.

Não devem deixar a Estação...

José de Jesus Santos - profº de História imagem internet As manifestações continuam em todo o Brasil, e vão continuar... Provaram que não querem golpe de estado, mas sim resultado de todos os gestores públicos por mais responsabilidade pelos serviços públicos, melhoramento na Educação, Saúde e Segurança, resumo: não querem só comida... Provaram que tem fome de vários “Quês”. A cobertura televisiva imparcialmente – assim arautam, não deixam de usar seus chavões de efeitos de caras e bocas para destacar o vandalismo e os grupos de baderneiros enquanto as manifestações recebem um breve e positivo adjetivo. O fruto dessa ação de cobertura tem os mesmos efeitos das bombas de efeito moral, lançadas para dispersar o sentido dos movimentos. São verdadeiras balas de borracha disparadas nos braços, pernas da natureza do protesto. São sprays de pimenta lançados nos olhos da liberdade de expressão do povo que desperta junto aos que nunca deixaram as ruas para dizer que já não dá mais