Pular para o conteúdo principal

SINTESE apresenta panorama dos municípios que atrasam salários

Em entrevista coletiva SINTESE apresenta panorama dos municípios que atrasam salários


Fonte e texto: Escrito por Luana Capistrano e Caroline Santos Ligado 12 Dezembro 2014. Publicado em www.SINTESE.org.br/Redes Municipais

Na próxima terça-feira, dia 16, a partir das 7h na sede do SINTESE, rua Campos 107, o sindicato apresenta resultados dos estudos feitos pelo Fórum em Defesa dos Salários sobre os municípios que têm atrasado o pagamento dos salários.
O fórum foi criado na segunda quinzena de novembro e tem como objetivo, a partir de estudos das realidades financeiras dos municípios, construir saídas coletivas para combater atrasos nos salários e reajustes. 
Em duas reuniões, as lideranças do magistério dos municípios que apresentam um quadro constante de atrasos, chegaram a um panorama que é preocupante. Várias administrações municipais têm problemas com a aplicação dos recursos da Educação. Alguns, inclusive, sequer seguem os preceitos constitucionais.
“O Fórum terá como foco somente as questões salariais. Será um espaço em que as lideranças do SINTESE, presentes nos municípios sergipanos, poderão construir saídas coletivas para combater atrasos de salários e reajustes, uma vez que a causa para tais atrasos são quase as mesmas em todos os municípios. O Fórum vai planejar, avaliar, refletir e buscar soluções para o atraso dos salários e a quebra de direitos. A ideia é que as reuniões do Fórum aconteçam a cada 15 dias. O espaço do Fórum não será permanente, os municípios farão parte do Fórum até solucionar seus problemas”, explica a presidente do SINTESE Ângela Maria de Melo.
Atrasos
Na segunda reunião do fórum (ocorrida dia 04 dezembro), professores de 26 munícipios ainda não tinham receberam os salários de outubro. Destes 26, quatro ainda não tiveram o piso salarial de 2014 reajustado. A Lei Federal 11.738/2008, que garante o pagamento do piso salarial aos professores da rede pública de todo o Brasil, é clara ao estabelecer que os professores devem receber o pagamento do reajuste do piso anualmente sempre no mês de janeiro.
Os prefeitos argumentam que os atrasos nos pagamentos dos salários dos professores são devido à diminuição e atraso no repasse de verbas por parte do Governo Federal. No entanto, dados da Secretaria do Tesouro Nacional comprovam que nenhum município de Sergipe teve diminuição no repasse ou atraso no recebimento de verbas.
A presidente do SINTESE enxerga que os atrasos são fruto, principalmente, do inchaço nas folhas de pagamento. “Implantou-se uma triste cultura de atrasos de salários nas prefeituras sergipanas que vem penalizando de forma covarde centenas de professores e suas famílias. São parcelamento de salários, pagamentos em datas diferentes e atrasos nos pagamentos que ultrapassam 30 dias. A partir de estudos o SINTESE vem descobrindo que as folhas de pagamento da educação nos municípios estão inchadas e repletas de irregularidades, o que, sem dúvida, contribui fortemente para os atrasos e parcelamentos de salários”, analisa.
Os professores da rede pública devem receber seus salários dentro do mês trabalhado, ou seja, no máximo até o dia 30 ou 31 a depender do mês. Para legitimar o pagamento dos salários fora do mês trabalhado muitos prefeitos vêm utilizando a justificativa de que têm até o 5º dia útil do mês subsequente ao vencido para pagar os salários dos professores das redes municipais.
O prazo para realizar pagamento de salário até o 5º dia útil do mês subsequente ao vencido é válido para os trabalhadores que são regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). “Nós não somos Celetistas. A nossa legislação é estatutária. Para nós mês trabalhado é mês recebido”, lembra a presidentes do SINTESE, Ângela Maria.
Outros mecanismos
Além do Fórum os professores das redes municipais criaram também durante a reunião o Comitê de Crise. Este Comitê vai avaliar e propor ações de luta para os municípios com graves problemas salariais do magistério. O Comitê é formado por um representante de cada região do Estado, por diretores do SINTESE e pela assessoria jurídica do SINTESE.
Os professores irão lutar ainda para que os prefeitos, que acumulam passivos trabalhistas e instem no atraso de salários, sejam convocados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) para assinarem Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), a fim de assegurar que os direitos trabalhistas dos professores sejam respeitados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d

Professores de Boquim debatem o PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Ontem a partir das 19h30 (05/04/13)na Escola Joaldo Barbosa aconteceu debate público sobre o PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, com a professora da Universidade Federal de Sergipe, Silvana Bretas. O debate foi promovido pelo SINTESE a pedido dos professores em assembleia e teve como objetivo tirar as dúvidas sobre o programa do governo federal. Foram convidados professores, a sociedade em geral, a prefeitura de Boquim, Sindicato dos Servidores de Boquim, as secretárias de Educação e de Ação Social e suas equipes, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação de Boquim/CMEB, Câmara de Vereadores. Destes estiveram presentes professores, e algumas pessoas representando a sociedade civil, estudantes do EJA, professores alfabetizadores, do ensino fundamental inicial e final e também o diretor da Escola Joaldo Barbosa, atual presidente do CMEB.

Não devem deixar a Estação...

José de Jesus Santos - profº de História imagem internet As manifestações continuam em todo o Brasil, e vão continuar... Provaram que não querem golpe de estado, mas sim resultado de todos os gestores públicos por mais responsabilidade pelos serviços públicos, melhoramento na Educação, Saúde e Segurança, resumo: não querem só comida... Provaram que tem fome de vários “Quês”. A cobertura televisiva imparcialmente – assim arautam, não deixam de usar seus chavões de efeitos de caras e bocas para destacar o vandalismo e os grupos de baderneiros enquanto as manifestações recebem um breve e positivo adjetivo. O fruto dessa ação de cobertura tem os mesmos efeitos das bombas de efeito moral, lançadas para dispersar o sentido dos movimentos. São verdadeiras balas de borracha disparadas nos braços, pernas da natureza do protesto. São sprays de pimenta lançados nos olhos da liberdade de expressão do povo que desperta junto aos que nunca deixaram as ruas para dizer que já não dá mais