Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Boquim apresenta dados de estudos mas não apresenta proposta! Ao menos o primeiro passo foi dado







No dia 19 os professores da rede municipal de Boquim paralisaram as aulas por causa das inúmeras desmarcações das audiências feitas pelo Executivo Municipal e pela exclusão da Comissão do SINTESE eleita pela categoria para acompanhar os estudos de implementação do piso na cidade Boquim. Pela manha os professores ocuparam a Câmara Municipal onde tiveram a oportunidade de esclarecer alguns pontos sobre a luta do Magistério Público tocados pelos vereadores na tribuna do dia. Foi entregue ao presidente da Casa, uma carta compromisso, direcionada a todos os vereadores presentes, solicitando o apoio de todos que compõe a Câmara Municipal.

Na parte da tarde os professores esperaram a proposta do prefeito Pedro Barbosa que seria apresentada a Comissão do SINTESE e ao presidente Joel Almeida. Porém o prefeito reuniu toda a sua equipe de comissionados na educação e assessores técnicos diretamente a categoria e os representantes do sindicato. Conforme acertado inúmeras vezes a reunião seria apenas com a Comissão – mas fugindo do acertado o prefeito preferiu mostrar os dados e não apresentar a proposta prometida nos ofícios entregues anteriormente.

Os professores puderam acompanhar os dados que seriam até questionados se houvesse tido o espaço para assim fazê-lo. O prefeito de Boquim sugeriu que o sindicato fizesse uma comissão para negociar as futuras propostas que poderiam vir após esse feito – o que para os presentes foi surpresa, pois desde fevereiro o SINTESE vem sugerindo a prefeitura a mesma coisa.

O presidente do sindicato dos professores ao usar a palavra lembrou que a forma de pagamento por abono era “algo como areia movediça” que a prefeitura pode se complicar futuramente. Joel Almeida lembrou ainda ao prefeito que o sindicato nunca quebrou uma prefeitura ou o estado, pois os professores sabem muito bem que os ganhos e avanços da carreira da categoria são conforme a realidade de cada município e que outras cidades mesmo com queda na receita já implementaram o piso e outros já estão fechando as negociações. Os professores Adilson Ribeiro, Jonas Vidal e José de Jesus pediram espaço para falar, mas não foram atendidos. Apenas o professor Pacheco Junior usou da palavra louvando a postura do Sindicato em sempre buscar o diálogo e que os atos deliberados pela categoria fazem parte do processo de luta.

A reunião terminou com o acordo que o sindicato terá as folhas do MDE e do FUNDEB e demais recursos vinculados a educação para seus estudos e que a prefeitura estude sua proposta e a apresente o quanto antes numa audiência com as Comissões do SINTESE, dos Vereadores e do Executivo.



Comentários

Caros cidadãos Sergipanos e em especial, conterrâneos, boquinenses!A luta é um processo civilizatório tão antigo quanto a humanidade. Na concepção de uma vida, o gameta masculino mais rápido e mais resistente, chega até o óvulo e o fecunda. Numa competição de atletismo, um atleta almeija chegar sozinho em primeiro lugar. Com os professores, ocorre o contrário, pois com a união é que possuem mais força e juntos somos fortes. A luta é um processo democrático e salutar que não pode faltar para qualquer segmento social, visto que, a sociedade é mais forte quando está unida e o capitalismo que visa o lucro, não partilha da idéia de igualdade perante a lei.Assim seria socialismo, onde poderia haver democracia com o lema: governo do povo, pelo povo e para o povo. Eu trabalho para o povo que é meu patrão e o de qualquer funcionário, seja ele do mais baixo ao mais alto calão.
Sou estudioso, gosto de escrever, tirei a média mais alta em produção de texto e em capoeira I,fiz concursos para:curso de auxiliar de enfermagem em 1986, ficando em 3º colocado, concluí o ensino médio em 1997,dois concursos em Riachão do Dantas, o 1º ficando em 10º colocado e o segundo para aumentar salário e poder trabalhar por área, fiz concurso em Boquim para professor em 2002 passando em 35º e caindo para 47º para contagem de títulos, em 2004 fiz vestibular para Educação Física na UFS, ficando em 9º colocado, fiz a minha monografia sobre as opções de lazer em Boquim: um estudo descritivo com diário de campo. E sempre estudei em escola pública, saindo da Zona Rural até a cidade.Hoje não estou realizado, por mais que estude e faça cursos, fiz diversos cursos: técnicas pedagógicas,informática básica, secretariado e atendimento, tapeçaria, agente de edemias em combate à dengue, curso para agentes de saúde em ajuda à gestante, curso de inclusão com libras, auxiliei enfermeira em PSF para substituição de uma auxiliar que foi trabalhar em Indiaroba, e outra enfermeira em Arauá, quando o prefeito eleito não mais precisou de meus servisos.Estou sendo lapidado como uma jóia, pois era uma pedra tosca e sem brilho. Vejo que meu valor não condiz com meus vencimentos, pois valorizar o magistério nunca foi prática de políticos. Será que devo ser candidato a vereador, pela comunidade carente de Meia Légua? assim poderia trazer benefícios para esta comunidade que tem muitos atletas do futebol e trabalhadores rurais como o meu pai que é bem popular.

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d...

Professores de Boquim elegem representantes para o Forum Municipal de Educação e cobram respeito

Professores de Boquim elegeram na ultima assembleia representantes para compor o Fórum Municipal de Educação como garante a lei 752 de 2015, que trata do Plano Municipal de Educação. Além do Fórum foram eleitos pela categoria em assembleia mais dois membros para compor o Conselho Municipal de Saúde. Na assembleia também ficou deliberado que a categoria ficar em constante estado de Assembleia Permanente uma vez que o prefeito não acenou proposta de pagamento do retroativo de 2015, que somados com os de 2013 e 2014 já chega a 12 meses de passivo trabalhista que o prefeito Jean Carlos deve em sua administração. Também fora defendido ações de luta contra a ação do município em querer induzir o professor a buscar auxilio doença no INSS. Os professores tem apresentado o laudo médico a prefeitura que insiste em encaminha-los para o INSS mesmo podendo trabalhar na escola. O sindicato através do advogado Hildon Robrigues orientou que nenhum docente fique em casa, continue trabalhando e ...

“Próximo ano não chove não, é ano de eleição!”

Na sessão dessa sexta-feira, 21, na Câmara municipal de Boquim esteve presente o Capitão Silveira para esclarecer aos edis e os cidadãos presentes no plenário sobre o Policiamento Extensivo na cidade além de rápido balanço dos últimos 90 dias no município. Além de da explicação sobre as dificuldades e de como a policia é dividida, deu algumas ideias como o Fórum de Segurança a ser realizado nas associações comunitárias com objetivo de aproximar o policial da comunidade e vice-versa, da necessidade de campanhas que fomentem a cultura do registro dos boletins de ocorrência, e da educação no transito.   Reforçou que o caminho de todas as cidades brasileiras é que a criação, formação e qualificação da guarda municipal para que ela venha atuar na segurança do município. “Se o transito continuar desorganizado em Boquim, o bandido vai gostar da cidade.”- disse o capitão que reforça a necessidade da organização do transito, bem como na regulamentação da lei que obriga os ciclomo...