Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Boquim apresenta dados de estudos mas não apresenta proposta! Ao menos o primeiro passo foi dado







No dia 19 os professores da rede municipal de Boquim paralisaram as aulas por causa das inúmeras desmarcações das audiências feitas pelo Executivo Municipal e pela exclusão da Comissão do SINTESE eleita pela categoria para acompanhar os estudos de implementação do piso na cidade Boquim. Pela manha os professores ocuparam a Câmara Municipal onde tiveram a oportunidade de esclarecer alguns pontos sobre a luta do Magistério Público tocados pelos vereadores na tribuna do dia. Foi entregue ao presidente da Casa, uma carta compromisso, direcionada a todos os vereadores presentes, solicitando o apoio de todos que compõe a Câmara Municipal.

Na parte da tarde os professores esperaram a proposta do prefeito Pedro Barbosa que seria apresentada a Comissão do SINTESE e ao presidente Joel Almeida. Porém o prefeito reuniu toda a sua equipe de comissionados na educação e assessores técnicos diretamente a categoria e os representantes do sindicato. Conforme acertado inúmeras vezes a reunião seria apenas com a Comissão – mas fugindo do acertado o prefeito preferiu mostrar os dados e não apresentar a proposta prometida nos ofícios entregues anteriormente.

Os professores puderam acompanhar os dados que seriam até questionados se houvesse tido o espaço para assim fazê-lo. O prefeito de Boquim sugeriu que o sindicato fizesse uma comissão para negociar as futuras propostas que poderiam vir após esse feito – o que para os presentes foi surpresa, pois desde fevereiro o SINTESE vem sugerindo a prefeitura a mesma coisa.

O presidente do sindicato dos professores ao usar a palavra lembrou que a forma de pagamento por abono era “algo como areia movediça” que a prefeitura pode se complicar futuramente. Joel Almeida lembrou ainda ao prefeito que o sindicato nunca quebrou uma prefeitura ou o estado, pois os professores sabem muito bem que os ganhos e avanços da carreira da categoria são conforme a realidade de cada município e que outras cidades mesmo com queda na receita já implementaram o piso e outros já estão fechando as negociações. Os professores Adilson Ribeiro, Jonas Vidal e José de Jesus pediram espaço para falar, mas não foram atendidos. Apenas o professor Pacheco Junior usou da palavra louvando a postura do Sindicato em sempre buscar o diálogo e que os atos deliberados pela categoria fazem parte do processo de luta.

A reunião terminou com o acordo que o sindicato terá as folhas do MDE e do FUNDEB e demais recursos vinculados a educação para seus estudos e que a prefeitura estude sua proposta e a apresente o quanto antes numa audiência com as Comissões do SINTESE, dos Vereadores e do Executivo.



Comentários

Caros cidadãos Sergipanos e em especial, conterrâneos, boquinenses!A luta é um processo civilizatório tão antigo quanto a humanidade. Na concepção de uma vida, o gameta masculino mais rápido e mais resistente, chega até o óvulo e o fecunda. Numa competição de atletismo, um atleta almeija chegar sozinho em primeiro lugar. Com os professores, ocorre o contrário, pois com a união é que possuem mais força e juntos somos fortes. A luta é um processo democrático e salutar que não pode faltar para qualquer segmento social, visto que, a sociedade é mais forte quando está unida e o capitalismo que visa o lucro, não partilha da idéia de igualdade perante a lei.Assim seria socialismo, onde poderia haver democracia com o lema: governo do povo, pelo povo e para o povo. Eu trabalho para o povo que é meu patrão e o de qualquer funcionário, seja ele do mais baixo ao mais alto calão.
Sou estudioso, gosto de escrever, tirei a média mais alta em produção de texto e em capoeira I,fiz concursos para:curso de auxiliar de enfermagem em 1986, ficando em 3º colocado, concluí o ensino médio em 1997,dois concursos em Riachão do Dantas, o 1º ficando em 10º colocado e o segundo para aumentar salário e poder trabalhar por área, fiz concurso em Boquim para professor em 2002 passando em 35º e caindo para 47º para contagem de títulos, em 2004 fiz vestibular para Educação Física na UFS, ficando em 9º colocado, fiz a minha monografia sobre as opções de lazer em Boquim: um estudo descritivo com diário de campo. E sempre estudei em escola pública, saindo da Zona Rural até a cidade.Hoje não estou realizado, por mais que estude e faça cursos, fiz diversos cursos: técnicas pedagógicas,informática básica, secretariado e atendimento, tapeçaria, agente de edemias em combate à dengue, curso para agentes de saúde em ajuda à gestante, curso de inclusão com libras, auxiliei enfermeira em PSF para substituição de uma auxiliar que foi trabalhar em Indiaroba, e outra enfermeira em Arauá, quando o prefeito eleito não mais precisou de meus servisos.Estou sendo lapidado como uma jóia, pois era uma pedra tosca e sem brilho. Vejo que meu valor não condiz com meus vencimentos, pois valorizar o magistério nunca foi prática de políticos. Será que devo ser candidato a vereador, pela comunidade carente de Meia Légua? assim poderia trazer benefícios para esta comunidade que tem muitos atletas do futebol e trabalhadores rurais como o meu pai que é bem popular.

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim debatem o PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Ontem a partir das 19h30 (05/04/13)na Escola Joaldo Barbosa aconteceu debate público sobre o PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, com a professora da Universidade Federal de Sergipe, Silvana Bretas. O debate foi promovido pelo SINTESE a pedido dos professores em assembleia e teve como objetivo tirar as dúvidas sobre o programa do governo federal. Foram convidados professores, a sociedade em geral, a prefeitura de Boquim, Sindicato dos Servidores de Boquim, as secretárias de Educação e de Ação Social e suas equipes, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação de Boquim/CMEB, Câmara de Vereadores. Destes estiveram presentes professores, e algumas pessoas representando a sociedade civil, estudantes do EJA, professores alfabetizadores, do ensino fundamental inicial e final e também o diretor da Escola Joaldo Barbosa, atual presidente do CMEB.

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d

Não devem deixar a Estação...

José de Jesus Santos - profº de História imagem internet As manifestações continuam em todo o Brasil, e vão continuar... Provaram que não querem golpe de estado, mas sim resultado de todos os gestores públicos por mais responsabilidade pelos serviços públicos, melhoramento na Educação, Saúde e Segurança, resumo: não querem só comida... Provaram que tem fome de vários “Quês”. A cobertura televisiva imparcialmente – assim arautam, não deixam de usar seus chavões de efeitos de caras e bocas para destacar o vandalismo e os grupos de baderneiros enquanto as manifestações recebem um breve e positivo adjetivo. O fruto dessa ação de cobertura tem os mesmos efeitos das bombas de efeito moral, lançadas para dispersar o sentido dos movimentos. São verdadeiras balas de borracha disparadas nos braços, pernas da natureza do protesto. São sprays de pimenta lançados nos olhos da liberdade de expressão do povo que desperta junto aos que nunca deixaram as ruas para dizer que já não dá mais