Pular para o conteúdo principal

"Quem não ler não pensa. Quem não pensa para sempre será escravo."

O Piso Salarial Nacional em Boquim vive a Hora do Pesadelo 
      Vamos começar com uma frase de uma personalidade sergipana que nasceu na antiga região de Campos, atual Tobias Barreto - seu nome hoje é o da cidade que sempre foi visitada pelas suas famosas feiras : "Quem não ler não pensa. Quem não pensa para sempre será escravo."(Tobias Barreto de Menezes). Ler é o que todo professor costuma ou deve sempre fazer...Hermes Fontes - o poeta boquinense do século XIX sempre buscou ajudar as campanhas em combate ao analfabetismo dos Jovens e Adultos e ele bem sabia que era necessário libertar a sociedade através da leitura.
     Ler também é um exercício: já se ver e ouve na tv brasileira. Mas quantos séculos se passaram e ainda estamos acostumados a fazer leitura apenas do que ouvimos (assim como as comadres no fim da tarde comentando o que fulano ou beltrano deixou de fazer ou fez). Fazer leitura é o maior exercício e desafio para o cidadão brasileiro e para o profissional do ensino pois ela é muito mais que codificar verbos,sujeitos e predicados. A leitura está em todo o canto: na música, na tela a óleo, numa propaganda de refrigerante, num desenho animado, numa piada, numa dança e em todas as fontes históricas escritas, orais e não escritas.
   Mas como lutar contra o que sentimos cada vez que a verdade explode quando a mentira é contada...quantos professores hoje estão fazendo uma leitura do que está acontecendo com sua carreira e ver seus próprios colegas - aliados aos gestores ( por um cargo) serem contra a própria valorização da profissão? Leitura política, ou só de carreira ou ambas? Mais angustioso é perceber nas expressões a vontade e as vezes o desdém daquilo que é para seu próprio benefício. 
      Enquanto é divertido ouvir o "robolation" e dançar o rebolation a leitura da corrida a presidência da republica já se deu inicio com discursos até perigosos arquitetas midiaticamente e parece que a história é realmente cíclica e a Política Café com Leite parece querer voltar a dirigir os destinos da educação, saúde e segurança e excluir novamente o Nordeste e o Norte mais uma vez. Nunca na história desse país vimos a necessidade de lermos tanto e pensarmos tanto no destino de nossos alunos (enquanto professores), bem como é infeliz acreditarmos em projetos democráticos nas mãos de quem como vereador passa a prefeito,  venha a trair nossa confiança a ponto de dizer que é um absurdo o professor ter uma regência de classe já cortada ao máximo - só para manter seus contratos e acordos políticos e os seus no poder.
        O magistério de Boquim a mais de 5 anos vem se desistimulando e os indicadores socio-educacionais do município são o reflexo. Que leitura podemos tirar disso? Por que professores ainda conseguem mesmo com escolas sem estrutura física e organizacional e tendo sua carreira perseguida a ponto de quererem cortar seus direitos a mais de 20 anos conquistados, criar projetos e fazer a comunidade se orgulhar com seus filhos em Brasilia ou como estagiários ajudantes de pesquisa na Universidade Federal de Sergipe?
      Que leitura podemos tirar desse texto lido? E você leitor, que pensas sobre tudo isso? Enquanto pensamos e lemos sobre o que está acontecendo ao magistério público municipal  na Terra da Laranja muitos professores estão preocupados em ver sua profissão ser tão diminuída e desrespeitada com a ajuda daqueles que um dia lutaram, choraram, oraram pelo sucesso da própria carreira do magistério.
       E o piso Salarial que era para ser o alicerce da carreira está Personificado em FREDY KRUEGER do filme A hora do Pesadelo - cortando nos sonhos dos professores suas vísceras de direitos conquistados ao longo da história.

por José de Jesus Santos - prof de História ( EM Dp.Joaldo Barbosa)

Comentários

Caríssimo colega,

Excelente reflexão sobre a importancia do letramento!
Se a educação formal é um meio de transformação, o que fazer do professor que não interpreta a lei do conhecimento e perpetua a escravidão?
Não seria esse, o verdadeiro analfabeto?
Esse texto deveria ser bem divulgado mediante nobreza.
Abs
Jeanne Araújo

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d

Professores de Boquim debatem o PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Ontem a partir das 19h30 (05/04/13)na Escola Joaldo Barbosa aconteceu debate público sobre o PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, com a professora da Universidade Federal de Sergipe, Silvana Bretas. O debate foi promovido pelo SINTESE a pedido dos professores em assembleia e teve como objetivo tirar as dúvidas sobre o programa do governo federal. Foram convidados professores, a sociedade em geral, a prefeitura de Boquim, Sindicato dos Servidores de Boquim, as secretárias de Educação e de Ação Social e suas equipes, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação de Boquim/CMEB, Câmara de Vereadores. Destes estiveram presentes professores, e algumas pessoas representando a sociedade civil, estudantes do EJA, professores alfabetizadores, do ensino fundamental inicial e final e também o diretor da Escola Joaldo Barbosa, atual presidente do CMEB.

Não devem deixar a Estação...

José de Jesus Santos - profº de História imagem internet As manifestações continuam em todo o Brasil, e vão continuar... Provaram que não querem golpe de estado, mas sim resultado de todos os gestores públicos por mais responsabilidade pelos serviços públicos, melhoramento na Educação, Saúde e Segurança, resumo: não querem só comida... Provaram que tem fome de vários “Quês”. A cobertura televisiva imparcialmente – assim arautam, não deixam de usar seus chavões de efeitos de caras e bocas para destacar o vandalismo e os grupos de baderneiros enquanto as manifestações recebem um breve e positivo adjetivo. O fruto dessa ação de cobertura tem os mesmos efeitos das bombas de efeito moral, lançadas para dispersar o sentido dos movimentos. São verdadeiras balas de borracha disparadas nos braços, pernas da natureza do protesto. São sprays de pimenta lançados nos olhos da liberdade de expressão do povo que desperta junto aos que nunca deixaram as ruas para dizer que já não dá mais