Pular para o conteúdo principal

O STF aprovou o Piso...E AGORA?

 No dia de ontem (06/04) o Supremo Tribunal Federal se pronunciou e votou a favor da Valorização do Magistério tendo o piso como vencimento.  Porém parece que em muitos prefeitos e governadores a ficha ainda não caiu e procuram protelar para não pagar o que é o direito da categoria. – mas toda regra tem exceção.
Em Sergipe Lagarto, Cristinápolis, Santa Luzia, Indiaroba e Graccho Cardoso e Umbaúba já pagam o piso. Falta agora o Governo do Estado de Sergipe e as demais cidades sergipanas seguirem o exemplo e cumprirem a lei que o próprio STF reconheceu sua constitucionalidade. Dia 13 acontecerá o ABRIL VERMELHO na Rede Estadual.
A cidade de Riachão do Dantas hoje acordou com o café da manhã da resistência pelo cumprimento da Lei e da melhoria das escolas municipais feito pelos professores que ao final do dia conseguiram sob documento oficial a garantia do cumprimento da Lei do Piso.
Diferente da cidade vizinha: Terra do Bode Bito (Riachão do Dantas), em Pedrinhas o prefeito não oficializou nenhuma audiência com os professores que estão com as atividades suspensas hoje e amanhã. Os docentes da rede pública municipal em seu primeiro dia fizeram ato com panfletagem em frente da prefeitura. Pais e alunos foram convidados para apoiarem a luta do magistério pedrinhense – porém muitos ficaram com medo de terem o direito ao Bolsa Família suspenso.
A assessora técnica responsável pelas finanças do município conhecida por Fernanda falou aos representantes do SINTESE em outra reunião que os dados do MEC não eram reais e sim uma estimativa. “A técnica esquece que o cálculo do Ministério da Educação é feito conforme a Lei do Piso no parágrafo único do art. 5º baseada na Lei do  FUNDEB.” – nos relataram alguns professores.
Após saberem que o prefeito poderia atender os representantes entre 11 e 12h da manhã a categoria aguardou em frente à prefeitura sem perder a esperança do bom senso prevalecer. Mas somente o secretário de Educação e ex-vereador José Genivaldo Santos de Santana apareceu e no hall da prefeitura apenas informou que o prefeito não iria negociar nada e só depois de sexta-feira iria comunicar uma possível data para atender os representantes do SINTESE.
Alegando não saber como estavam as negociações sobre o piso o secretário mostrou insensível a causa e não houve avanços para uma abertura de diálogo. Diante disso os professores em assembléia a ser realizada amanhã farão novas deliberações como também avaliarão a paralização.
Neste mês de abril acontecerá em Boquim o Micareta 2011 e a mais de um mês o os professores esperam que o prefeito marque uma audiência com o SINTESE para discutir sobre os avanços e problemas da educação do município.  Segundo o vereador Sílvio, líder do prefeito na Câmara, e a secretária de Educação Simone Moura a prefeitura está terminando os cálculos para acompanhamento do impacto na folha do magistério com o novo reajuste, e logo concluído enviará para os vereadores a tabela salarial
“Os professores boquinense entendem também que a revisão de piso não é objeto para ser discutir em mesa de negociação, pois o prefeito deve cumprir a lei e enviar imediatamente para a Câmara de Vereadores a nova tabela do piso com valores retroativos a janeiro, não dá mais para esperar” – lembram Adilson Ribeiro Lino e José de Jesus, representantes do SINTESE no município.

Todos nós brasileiros já sabemos que o Supremo votou a favor do piso como vencimento. O reajuste oficialmente pronunciado pelo MEC foi de 15,85% o que eleva o valor para R$ 1187,08.
É este o vencimento que todos os professores de nível médio em inicio de carreira com carga horária de 200h deve receber fora as vantagens da carreira (os demais profissionais do magistério que tenham graduação diferente e o médio com carga horária diferentes receberão conforme sua carreira indicada na tabela salarial).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE ENTRE BOQUIM E PEDRINHAS VITIMA JOVEM BOQUINENSE

FOTO ILUSTRATIVA:  FONTE INTERNET       Na noite de ontem ocorreu uma colisão entre duas motos envolvendo dois jovens um de Boquim e outro de Pedrinhas.   Infelizmente ambos faleceram, o jovem boquinense foi o Anderlan Ravison Rosa Almeida, filho da professora Bete, irmã de Rosenice - esposa de Luiz da Decon.       Bete já foi diretora da Escola Vanda Ribeiro - conhecida como antiga LBA.   O outro jovem foi Anderson Oliveira dos Santos, um dos cobradores da Coopertalse, residente próximo a delegacia de Pedrinhas.  Segundo populares o boquinense estava conduzindo uma moto sem farol e tentou aproveitar a iluminação dos faróis de um caminhão de bebidas e ao tentar ultrapassar colidiu com a biz do pedrinhense. Confira no Cinform online mais informações.                   DEIXAMOS NOSSOS PESARES A AMIGOS E FAMILIARES DA PROFESSORA BETE E DA FA...

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d...

Deputado federal quer ser Presidente do PT

http://www.politicareal.com.br/noticia.php?id=22958 17.08.2009, 18:54:24 Sergipe. Deputado federal quer ser Presidente do PT; Ele não aceita o apoio do PSDB ao Governo Déda A Política Real está acompanhando... ( Brasília-DF, 17/08/2009) A Política Real está atenta e teve acesso. O deputado federal Iran Barbosa(PT-SE) anunciou que vai disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, no Sergipe, no Processo de Eleição Direta (PED) do PT, encabeçando a chapa estadual pela sua tendência, a Articulação de Esquerda (AE). A eleição interna tem seu primeiro turno no dia 22 de novembro próximo. Ele é tido como um calo no sapato do governador Marcelo Déda (PT) e sempre que colocou contra ao apoio do PSDB ao atual governo petista no Sergipe. O PSDB sergipano também apóia o governo do PC do B, de Edvaldo Nogueira, em Aracaju. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 17, na sede do PT, em Aracaju, onde o deputado concedeu coletiva à imprensa, acompanha...