Pular para o conteúdo principal

BOQUIM RETROSPECTIVA 2011


FOTO/INTERNET
2011 se vai com muitas alegrias, tristezas, suor e muita luta do magistério boquinense e a sociedade. Destacamos alguns fatos que marcaram a educação e a participação popular em alguns fatores de mobilização da sociedade boquinense onde cada ponto merece uma reflexão do nosso papel político na cidade. 

Janeiro
CONGRESSO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO
O Município de Boquim teve um representante na 31ª edição do Congresso Nacional promovido pela CNTE, onde se reunirão vários sindicatos que discutirão as políticas públicas educacionais bem como a valorização dos profissionais do magistério em Brasília.
Fevereiro
NOVAS LIDERANÇAS
       Foram eleitos Adilson Ribeiro Lino e Jonas Menezes Vidal para Delegados/as Sindicais  da  base municipal de Boquim bem como Siniclei Almeida,Jackson Cláudio, Rivanildes Barbosa, Irecê Messias e Allan Rodrigues como membros da Mesa de Negociação Sindical. Os educadores do município discutiram sobre lutas pela Gestão Democrática e contra a Lei de Cotas do município,

ESCOLAS ROUBADAS
Mal havia começado o ano letivo e duas escolas da rede municipal de Boquim foram roubadas. A primeira foi a Escola Municipal Deputado Joaldo Barbosaforam roubadas 2 botijões e as Tvs de 29’ e de 20 polegadas, ano passado roubaram computadores da mesma escola. A outra fora  no dia 11/02 foi a Escola Municipal Geminiano do Nascimento Fonseca, onde roubaram computador, impressora entre outros materiais. Quase fora roubada também a escola Ex-entendente Manuel Cândido Ferreira, no povoado Miguel dos Anjos. O interessante é que nestas escolas funciona o sistema de alarme, que não está intimidando os ladrões já que até no ano passado no povoado Taboca, na escola Profº Cornélio, roubaram o mecanismo do alarme, antes de roubarem a escola. Outras unidades escolares também já sofreram com os roubos em 2010.
A Polícia Civil do município de Boquim, coordenada pelo delegado Dernival Eloi, prendeu, em flagrante, no início da manhã do dia 16, os dois acusados de praticar furtos a escolas localizadas nos municípios de Boquim e Pedrinhas.
MAGISTÉRIO EM LUTO
Na manhã de 19/02 ficamos sabendo que a Professora Denize Santos nos deixou para descansar junto a Deus.   A profissional começou trabalhar em 03/09/1990 e durante sua carreira ensinou a muitos dos filhos dos trabalhadores e do povo de Boquim. 



LUTA DOS UNIVERSITÁRIOS
O sonho de cursar o ensino superior se transformou em pesadelo para mais de 50 jovens boquinenses recém aprovados nas diversas faculdades e universidades em Aracaju.No dia 14 de março começarão as aulas e até aquele  momento o problema do transporte para os estudos na capital continuava.A prefeitura dizia não ter dinheiro para locar outro ônbus nem mesmo se os estudantes pagassem metade dos combustíveis. O sofrimento foi levado a Câmara Municipal  no dia 23/02 pelos estudantes. Foi preciso o Ministério Público intervir para que a prefeitura garantisse o transporte.
Março
ACIDENTE E PERDA
A colisão entre duas motos na noite do dia 15 envolvendo dois jovens um de Boquim e outro de Pedrinhas.  Infelizmente ambos faleceram, o jovem boquinense foi o Anderlan Ravison Rosa Almeida, filho da professora Bete, irmã de Rosenice - esposa de Luiz da Decon.  Bete já foi diretora da Escola Vanda Ribeiro - conhecida como antiga LBA.
COBRANÇA DOS VEREADORES
Vereadores tanto da situação quanto da oposição à prefeitura municipal quanto à falta do atendimento da Saúde Básica ao povo boquinense. A direção da Unidade de Pronto Atendimento UPA Dr. Bernardino Mitidieri esteve esclarecendo o funcionamento da unidade.
COLETIVO DE MULHERES
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe a criou o Coletivo de Mulheres do SINTESE. “Numa categoria majoritariamente feminina chegou o momento de fomentarmos a discussão do papel da mulher professora na sociedade”, frisou Ângela Melo, presidenta do SINTESE.
“LARANJAS” NA TERRA DA LARANJA
      Na sessão do dia  23/03  foi discutido na Câmara Municipal de Boquim um problema que poderia custar ao município a suspensão de 3 milhões de reais (segundo os vereadores) além de gerar dificuldades financeiras aos pequenos produtores da cidade, e na merenda escolar do município. Um servidor municipal estaria fazendo alguns pequenos produtores passarem por seus " laranjas" para que seus produtos fossem vendidos através de programas que assistem a Agricultura Familiar. Hoje 30% da alimentação escolar tem produtos adquiridos pela Companhia Nacional de Abastecimento - Conab por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).



Abril
PISO 2011
Neste mês de abril aconteceu em Boquim o Micareta 2011 e a mais de um mês o os professores esperavam que o prefeito marque uma audiência com o SINTESE para discutir sobre os avanços e problemas da educação do município. Não houve audiência o Piso foi reajustado conforme a lei na Câmara Municipal.
RCB FM RETIRA PROGRAMA DE JOÃO FONTES DA GRADE DE PROGRAMAÇÃO
Após muitos comentários com criticas a atuação do Prefeito de Boquim o programa Cidade Alternativa que tinha como ancora o jovem ambientalista foi retirado do ar pelo diretor e presidente da Rádio Comunitária de Boquim – RCB, e atual assessor de comunicação do prefeito Pedro Barbosa Cloves Trindade.
Junho
FALTA DE ATENÇÃO
Desde abril de 2011 o magistério boquinense procurou ter uma audiencia com o prefeito Pedro Barbosa para discutir assuntos da educação municipal a exemplo da Gestão Democrática e outros pontos da carreira do magistério. No mês de maio a  unica resposta dada ao SINTESE foi que segundo Vanilton Alves, Chefe de Gabinete, que o gestor do municipio estaria viajando e logo marcaria uma audiência. 
O SINTESE também solicitou espaço na RCB para o programa A HORA DA VERDADE que foi negado por Cloves Trindade afirmando que a grade de programação estaria completa.

Julho
DENUNCIAS E O POSSIVEL AFASTAMENTO DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO
Depois das denúncias de desvio de merenda escolar e de recurso federal a secretária pediu para sair alegando problemas de saúde e familiar. Simone Moura fica no cargo ate o dia 30/07, e depois deixar o cargo definitivamente. Para ocupar o seu lugar a administração trabalha nomes como do de Antônio Gois - diretor da Escola Gois Duarte, Zé Raimundo – Diretor de inspeção escolar, Anderson Magno – Ex-vereador e atual assessor do prefeito municipal de Boquim ou até mesmo alguém de outra cidade. Até o presente momento o prefeito do município não se pronunciou sobre o assunto. Porém a secretária decidiu continuar no cargo  até o final de 2012.
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Ocorreu na tarde DO DIA 13/07 no auditório da prefeitura de Boquim a construção do orçamento participativo - uma medida a muito cobrada pela sociedade boquinense e sendo efetivada nestes últimos anos. Mas esta ação é após muita mobilização histórica do trabalhador e da sociedade civil organizada no país se tornou uma política de estado e não de governo (ou seja não é por bondade de prefeito ou governador que tem que haver o orçamento participativo).  Se não fosse a presença de muitos estudantes da rede estadual, o auditorio estaria vazio e o encontro seria fraco. No grupo referente a educação nos limitados 40 minutos foi sugerido por estes bravos alunos o incentivo ao esporte feminino, transporte escolar, estagio remunerado para os estudantes do magistério, cursos profissionalizantes, espaços culturais e de lazer, profissionais habilitados para orientar a prática esportiva.
Mesmo sem a presença dos diretores das redes municipais neste grupo os professores presentes e o SINTESE conseguiram também cobrar Formação pela UFS para os profissionais do magistério e da educação como também melhoria salarial através de piso e carreira. Concurso para os profissionais da educação. Construção de corredores históricos na cidade até a Lagoa Vermelha,onde surgiu Boquim, criação de políticas desportivas priorizando os estudantes como manda a lei orgânica do município de Boquim. Coletânia das monografias sobre a cidade para criar livro sobre o município – sugerido pelo pastor Marinho e reforçado pelo professor José.
 João Fontes Jr., João Barbosa e Marcelo de Bá sugeriram também que houvesse ou separação da pasta da educação onde a cultura, o esporte e o lazer tivessem pastas,orçamento e fundos próprios para suas ações além do retorno dos jogos estudantis, transporte universitário garantido como politica de estado e nao de governo, criação de estágio para universitários para servirços da prefeitura, criação de inventario folclorico cultural do municipio.

Agosto
CANCELAMENTOS E MAIS CANCELAMENTOS
Pela segunda vez este ano o prefeito de Boquim cancela mais uma audiência marcada por ele com o SINTESE  e sem dar uma segunda data. Na rede estadual o Governador também evita conversar com o sindicato. Por telefone a secretária do Chefe de Gabinete da prefeitura, a senhorita Rose informou ao coordenador suplente da Sub-sede Centro-Sul o professor José que, por conta de imprevistos o prefeito Pedro Barbosa não poderia mais atender no dia 09(terça-feira) os representantes do sindicato dos professores.  “É a segunda audiência que ele marca a data e desmarca sem dar uma data próxima, a primeira foi em abril e desmarcou alegando doença, e de lá para cá foram mais de 60 dias para ele marcar outra que seria amanhã, e foi cancelada... não sabemos quando será a próxima, pois segundo nos informou a secretária por meados do dia 20 deste mês é que o prefeito poderia ver sua agenda. Isso é ruim para a educação boquinense que não avança nas discussões das políticas públicas educacionais como a implantação da Gestão Democrática.” Explica o professor lamentando o cancelamento.
PROJETO CAMINHOS DA UNIVERSIDADE
Em reunião realizada na última terça-feira (16), entre comissão de negociação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e Ministro da Educação, Fernando Haddad, o Conselheiro Estadual de Educação e dirigente do Sintese, Joel Almeida, apresentou três moções de apelo com o objetivo de o Ministério da Educação (MEC) e a Presidenta Dilma formularem o projeto Caminhos da Universidade, visando a garantir de transporte escolar para os estudantes universitários.
SEU ABELARDO
Boquim amanheceu nesta segunda-feira(22/08) com o seu céu cinza de tristeza pela perda de mais uma figura da sua história. Nesse domingo 21/08 faleceu , o Srº Abelardo Freire de Andrade.
LUTA DO MAGISTÉRIO E DOS AGENTES DE SAÚDE


 na manhã do dia 29/08/11 os agentes comunitários de saúde estiveram presentes na Assembleia de Sergipe na Luta do Piso Salarial Nacional da categoria onde a Dep. Ana Lúcia apoiou a manifestação. Na tarde do mesmo dia os professores da rede municipal e estadual de Boquim/SE em reunião de assembleia unificada discutiram sobre a falta de atenção do prefeito de Boquim quanto à implantação da Gestão Democrática na rede municipal de ensino, e da avaliação de desempenho que o governador Marcelo Déda pretende adotar na rede estadual.

LUTA PELO DIREITO A EDUCAÇÃO
A categoria ainda repudiou a postura da secretaria de educação de Boquim em querer mais uma vez jogar a categoria contra o sindicato quanto ao direito da hora de estudo e aos pontos facultativos que deixam livre o professor após o desfile cívico. “A secretaria viciou o magistério nessa política de barganhas e agora prefere culpar o SINTESE pela cobrança garantida pela LDB.” – informa o professor Adilson, delegado de base sindical em Boquim.
Os professores puderam analisar a posição do SINTESE quanto a avaliação do governo estadual e decidiram mudar a data para o estudo do índice Guia para o mês de setembro ainda. “A política de sucateamento das escolas e da criminalização dos professores está clara no Índice Guia que o governador do estado pretende aplicar em Sergipe. A iniciativa privada aos poucos quer ser a salvadora da educação pública.” – explanou o professor Siniclei, representante do Conselho do Fundeb, pela categoria.
A professora Edila lembrou da importância do compromisso dos representantes da categoria nos conselhos e que o posicionamento nas discussões é preciso para defenir a voz do magistério e da população que quer uma educação de qualidade social. No decorrer da assembleia foi proposto pelos professores que na semana do desfile cívico alguns atos para informar a população boquinense da falta de atenção da prefeitura para com o magistério e o sindicato pois desde abril aguardam uma audiência com o executivo e só recebe cancelamentos por telefones da secretaria do gabinete.
CONFERENCIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE
No dia 30 de agosto de 2011 a juventude boquinense esteve presente na I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE para discutirem sobre o tema: “JUVENTUDE, DESENVOLVIMENTO E EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS”. A conferencia foi realizada pela secretaria municipal de assistência social e do trabalho no auditório da EMDAGRO onde reuniram-se cerca 120 jovens para debaterem os eixos como Juventude e Educação e Juventude e Trabalho.
Foi destacado por eles a necessidade de maior atenção a efetivação da Gestão Democrática no ensino do município, a criação dos grêmios estudantis, cursos técnicos, ensino superior para o EJA, segurança nas escolas, cumprimento dos projetos políticos pedagógicos, profissionais qualificados para incentivar a prática do esporte, espaço para divulgação da cultura e do lazer, apoio as casas de cultura e a lira Senhora Santana, uma policia que saiba abordar o jovem, usar o esporte como meio de integração social,ensino profissionalizante e uma extensão da UFS em Boquim entre outros tantos pontos. Mostrando atenção a luta pela educação de qualidade os jovens aprovaram proposta de defesa por mais recursos para o EJA e a educação do Campo que estão sendo negadas no Plano Nacional de Educação.
Novembro
REFORMA ATRASADA E ANO LETIVO PREJUDICADO


Enquanto a H&M Projetos e Construções LTDA não adianta o serviço da obra os alunos e professores da escola municipal  Dep. Lourival Baptista hoje convivem num ambiente escolar muito difícil no Anexo da própria unidade de ensino – na ex-escola particular Novo Mundo, situada a Praça da Estação. A unidade escolar foi recentemente comprada pelo município com promessas de se transformar em um centro educacional para o ensino infantil.
Como as promessas ainda estão nos sonhos, a violência no ambiente da escola chegou a uma situação incontrolável, onde alunos já ameaçaram professores com faca, houve indícios de venda de drogas na escola e profissionais não saem mais do trabalho sozinhos com medo das ameaças que vem de dentro e de fora da escola. 
 A promessa dada aos professores, funcionários, pais e alunos da escola municipal Dep. Lourival Batista localizada próximo ao cartório municipal, a Câmara de Vereadores e a prefeitura municipal de Boquim que a obra seria cumprida em setembro de 2011 a entrega da escola municipal que passa por uma reforma desde o maio do corrente ano.
TRANSPARENCIA PÚBLICA?
"O prefeito de Boquim, Pedro Barbosa, não autorizou a secretária de educação Simone Moura a entregar as folhas do Fundeb dos meses de setembro e outubro ao SINTESE." Essa foi a explicação passada nesta manhã na própria secretaria de educação, ao professor José,  representante do SINTESE no município.  Durante os meses de setembro e outubro a administração atual convocou os novos concursados mesmo sabendo que desde 2005 o município vem perdendo matricula. 
Além da negativa do prefeito os representantes dos professores ainda não foram convidados nem pela secretária de educação para avaliarem o fortalecimento dos conselhos escolares para aplicar a Gestão Democrática na rede de ensino de Boquim, como foi acordado na ultima audiência com o executivo municipal no mês de agosto. Outra preocupação da categoria é quanto a uma lei de cotas que foi sancionada pelo prefeito negando a automaticidade de mudança de nível do professor graduado para pós-graduação.
VISITA AO MINISTÉRIO PÚBLICO
Na ultima quinta-feira(17/11) o promotor do município convocou o sindicato e a secretária de educação. Nesta audiência o professor Jonas mostrou por meio de fotos a situação das carteiras da Escola Municipal Dep. Joaldo Barbosa,  o professor Adilson mostrou preocupação quanto a baixa relação de professor/aluno no município alem de outros problemas que a categoria enfrenta. O promotor deu um prazo de 15 dias para que a secretária de educação apresente projetos de melhorias das escolas e resoluções dos problemas apresentados pelo sindicato.

Dezembro

NOVOS CONSELHEIROS DO FUNDEB/BOQUIM

Na tarde de sexta-feira, dia09/12, foram empossados os novos conselheiros do FUNDEB em Boquim/SE. Após condução da secretária de educação Simone Moura informando que seria preciso no mesmo dia dar posse e escolher a presidência, já que segundo ela o FNDE exigiu urgência e não podia mais adiar, ainda disse que se não fosse feito a eleição dos presidentes e do secretário naquela tarde o município ficaria sem recursos do FUNDEB. A afirmativa da secretária foi logo questionada e rebatida pela professora EDILENILDES BORGES, conhecida como professora Edila, eleita em assembleia para representar os professores, que o município não perderia recurso algum se fosse feita a eleição em reunião própria só com os conselheiros. Mas como a maioria dos representantes está ligada a administração atual claramente o seu pedido foi negado. Apenas as representantes dos alunos votaram a favor da indicação da professora Edila.
CHAMADA PÚBLICA
Na manhã do dia 23/12(sexta-feira) ocorreu na E.M. Dep. Joaldo Barbosa uma plenária sobre a mobilização para a Chamada Pública Escolar em Boquim. Na mobilização será feita uma pré-matrícula das crianças em idade escolar que estão fora da escola bem como para os jovens e adultos a partir dos 15 anos. Essa pré-matrícula garantirá o direito a educação do cidadão boquinense onde os pais ou responsáveis deverão depois ir a escola confirmar a matrícula.
MAIS REFORMAS
A quadra da escola Jacomildes Barreto NO POVOADO CIPÓ teve duas inaugurações, a primeira foi cancela após se perceber o mal feito pela empresa contratada e como foi pronunciado na Câmara recurso do Fundeb mal aplicado, a segunda foi no mês de dezembro NO DIA 09/12.
MAIS UMA REUNIÃO CANCELADA
Desta vez foi cancelada uma reunião com a Administração do município mas sem os membros do SINTESE receberem qualquer comunicação oficial que ela iria acontecer, ou seja ninguém sabia da existência dessa reunião. O comunicado foi feito por celular através da secretária do gabinete da prefeitura ao professor Adilson, delegado de base municipal.
A outra reunião desmarcada pela presidente do conselho do FUNDEB, a diretora Cleonice segundo o professor Jonas foi em cima da hora,  que lamentou o ocorrido, onde outros compromissos ficaram comprometidos e que seria o momento importante para conferir as folhas do Fundeb.
PROVA FINAL
No dia 29/12 o prefeito Pedro Barbosa mais uma vez foi reprovado e teve a nota 3,8 dada pelos professores da rede municipal de Boquim, em 2010 foi de 1,8 e em 2009 3,1.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim debatem o PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Ontem a partir das 19h30 (05/04/13)na Escola Joaldo Barbosa aconteceu debate público sobre o PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, com a professora da Universidade Federal de Sergipe, Silvana Bretas. O debate foi promovido pelo SINTESE a pedido dos professores em assembleia e teve como objetivo tirar as dúvidas sobre o programa do governo federal. Foram convidados professores, a sociedade em geral, a prefeitura de Boquim, Sindicato dos Servidores de Boquim, as secretárias de Educação e de Ação Social e suas equipes, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação de Boquim/CMEB, Câmara de Vereadores. Destes estiveram presentes professores, e algumas pessoas representando a sociedade civil, estudantes do EJA, professores alfabetizadores, do ensino fundamental inicial e final e também o diretor da Escola Joaldo Barbosa, atual presidente do CMEB.

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d

Não devem deixar a Estação...

José de Jesus Santos - profº de História imagem internet As manifestações continuam em todo o Brasil, e vão continuar... Provaram que não querem golpe de estado, mas sim resultado de todos os gestores públicos por mais responsabilidade pelos serviços públicos, melhoramento na Educação, Saúde e Segurança, resumo: não querem só comida... Provaram que tem fome de vários “Quês”. A cobertura televisiva imparcialmente – assim arautam, não deixam de usar seus chavões de efeitos de caras e bocas para destacar o vandalismo e os grupos de baderneiros enquanto as manifestações recebem um breve e positivo adjetivo. O fruto dessa ação de cobertura tem os mesmos efeitos das bombas de efeito moral, lançadas para dispersar o sentido dos movimentos. São verdadeiras balas de borracha disparadas nos braços, pernas da natureza do protesto. São sprays de pimenta lançados nos olhos da liberdade de expressão do povo que desperta junto aos que nunca deixaram as ruas para dizer que já não dá mais