Pular para o conteúdo principal

POR QUE OS PROFESSORES REJEITARAM A PROPOSTA PARA SETEMBRO?

NESTA TERÇA-FEIRA DIA 08, AS 16H NA ESCOLA JOALDO BARBOSA OS PROFESSORES FARÃO UMA NOVA ASSEMBLEIA PARA AVALIAR O ATO DE PARALISAÇÃO, O REAJUSTE DO PISO E O QUE OCORRER.







Em meados de fevereiro foi anunciado o novo reajuste do piso e a prefeitura de Boquim respondeu a central do SINTESE, no dia 31 de janeiro, que estava fazendo estudos para o novo reajuste. Tudo indicava que eles estavam se preparando para o novo valor, tanto que em fevereiro a Secretária de Educação Simone Moura foi aplaudida por professores na II Semana Pedagógica por garantir em alto e bom som que o prefeito iria pagar o reajuste e não mexeria na carreira do magistério. A garantia foi dada também por outros assessores, vereadores da situação e o ex-secretário de obras aos professores na véspera da primeira audiência.

Mas na audiência com o prefeito Pedro Barbosa no dia 20 de abril de 2012, uma das suas sugestões foi pagar em maio, ameaçando no mês de Setembro e Outubro atrasar salário ou não pagar ao professor.  Depois sugeriu julho. Mas no dia 24/04 por oficio junto as folhas de pagamento do FUNDEB, que eram negadas dede o ano passado, propôs se puder em setembro pagar sem mencionar o retroativo. Por que justamente no mês de Setembro já que a receita historicamente é menor? Se confirmada a receita baixa no mês de setembro ficará óbvio que ele dirá não ter condições e não pagaria o reajuste.

E o retroativo do Piso?

O SINTESE propôs o parcelamento do retroativo do piso. Mas o prefeito insiste em não pagar o retroativo, sabendo que a lei assegura que a data do reajuste começa a partir de janeiro.  

O que não pode prefeito! É a categoria abrir mão de seus direitos!

Como andam os recursos na educação de Boquim?

As escolas de Boquim recebem recurso pelo programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, ou pelo Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE. A “merenda” escolar tem recurso do Programa de Alimentação Escolar, para o transporte existem recursos do Programa Nacional de Transporte Escolar. Não só o Fundeb é usado para esses fins.

Boquim até o mês de abril recebeu do Fundeb R$ 211.463,95 a mais que o ano passado.

Ainda no mês de abril os recursos superaram a receita possível feita pelo prefeito Pedro Barbosa em quase 100 mil reais.

Mas como são usados os recursos da Manutenção e Desenvolvimento do Ensino – MDE, que a prefeitura nos últimos tempos tem recebido uma média de 3 milhões por ano?

Nem o conselho do Fundeb, nem o SINTESE, e nem a sociedade sabe. Por falta de pedidos não é.

Qual a fala do prefeito na audiência que provocou indignação aos professores e na sociedade boquinense?

“(...) que estava pronto para o desgaste, não seria mais candidato e não continuaria sua carreira política (...)”

 Será que esta fala do prefeito contribui na busca de alternativas para as políticas públicas educacionais?

Os professores preferem Greve?

Não.   Apesar da primeira opção do prefeito Pedro Barbosa, na audiência do dia 20/04, chamada por ele de plano A ter sido não pagar o reajuste e está pronto para o enfrentamento com a classe. Ao invés de ir logo para uma greve o SINTESE e os professores preferem o diálogo sério e transparente.

Comentários

Anônimo disse…
O sintese está agindo de forma sábias, pois devemos utilizar as últimas tentativas e esperar que o prefeito também atue sabiamente.
Anônimo disse…
não existe justificativa para o prefeito Pedro Barbosa não pagar o piso salarial dos professores. O que acontece é que educação para ele nunca foi e nunca será prioridade. A sociedade tem que ficar atenta para não cometer o erro de 8 anos atras quando elegeram um ante democrático para governar Boquim.Eu estava na avenida no dia 7 de setembro e fiquei espantada com a atitude do prefeito para com os professores.Esse prefeito com certeza vai ficar na história de boquim como o prefeito anti democrático pois nunca tivemos greves nas administrações anteriores esta foi a única.Sociedade se ligue cuidado com o sucessor deste prefeito que aí está lembre que ele será um seguidor de PEDRO.
Anônimo disse…
O prefeito precisa respeitar o professor.Não existe progresso sem investir na educação . A maior falha dele foi ter colocado Lídia como secretária da educação pois durante sua gestão o município perdeu quase 1000 mil alunos e esta é a grande prova de sua incompetência para a pasta e a coisa não está pior porque Entrou Simone e está tirando o município do buraco.Sociedade pense em como estaríamos se o município não tivesse perdido todos estes alunos e o que mais me espanta é que ela ainda continua na secretaria.Prefeito acorde esta papa que vc conseguiu é papa de água e nós precisamos é de uma papisa na educação de Boquim.A mais nova da Lidia agora é manipular as contas para dizer que a prefeitura não tem como pagar o piso.Professora aproveite que a senhora está aposentada e vá descansar na educação vc perdeu sua identidade.Deixe a professora Simone fazer o seu trabalho.
Anônimo disse…
O SINTESE É UM SINDICATO RESPEITADO MAS ACHO QUE AQUI EM BOQUIM ELES ESTÃO DEIXANDO O PREFEITO PEDRO BARBOSA DEITAR E ROLAR .O MEUA FILHO ESTUDA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL E EU ESTOU TORCENDO PARA QUE ESTE EMPASSE SEJA LOGO RESOLVIDO,POIS O MEU FILHO ESTÁ SENDO PREJUDICADO COM ESTAS PARALIZAÇOES SEM CONTAR QUE OS PROFESSORES FICAM SOLTANDO OS ALUNOS MAIS CEDO PARA SE REUNIR, POR OUTRO LADO ELES TEM RAZÃO POIS ESTÃO LUTANDO POR UM DIREITO. SE TOCA PREFEITO FAÇA UMA LIMPEZA NO MUNICÍPIO TIRE ESTE MONTE DE GENTE QUE ESTÃO SE BATENDO NA SECRETARIA E COM CERTEZA VC VAI PAGAR DEZ PISOS POIS DINHEIRO TEM.

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim debatem o PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Ontem a partir das 19h30 (05/04/13)na Escola Joaldo Barbosa aconteceu debate público sobre o PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, com a professora da Universidade Federal de Sergipe, Silvana Bretas. O debate foi promovido pelo SINTESE a pedido dos professores em assembleia e teve como objetivo tirar as dúvidas sobre o programa do governo federal. Foram convidados professores, a sociedade em geral, a prefeitura de Boquim, Sindicato dos Servidores de Boquim, as secretárias de Educação e de Ação Social e suas equipes, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação de Boquim/CMEB, Câmara de Vereadores. Destes estiveram presentes professores, e algumas pessoas representando a sociedade civil, estudantes do EJA, professores alfabetizadores, do ensino fundamental inicial e final e também o diretor da Escola Joaldo Barbosa, atual presidente do CMEB.

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d

Não devem deixar a Estação...

José de Jesus Santos - profº de História imagem internet As manifestações continuam em todo o Brasil, e vão continuar... Provaram que não querem golpe de estado, mas sim resultado de todos os gestores públicos por mais responsabilidade pelos serviços públicos, melhoramento na Educação, Saúde e Segurança, resumo: não querem só comida... Provaram que tem fome de vários “Quês”. A cobertura televisiva imparcialmente – assim arautam, não deixam de usar seus chavões de efeitos de caras e bocas para destacar o vandalismo e os grupos de baderneiros enquanto as manifestações recebem um breve e positivo adjetivo. O fruto dessa ação de cobertura tem os mesmos efeitos das bombas de efeito moral, lançadas para dispersar o sentido dos movimentos. São verdadeiras balas de borracha disparadas nos braços, pernas da natureza do protesto. São sprays de pimenta lançados nos olhos da liberdade de expressão do povo que desperta junto aos que nunca deixaram as ruas para dizer que já não dá mais