Pular para o conteúdo principal

Prazo para municípios divulgarem informações terminou dia 27

texto e fonte: portal INFONET

Lei da Transparência: TCE vai notificar prefeituras
Prazo para municípios divulgarem informações termina hoje
Dados de Tobias Barreto só foram atualizados até setembro do ano passado(Fotos: Print do site)
Hoje, 27, é último dia para que todas as prefeituras com menos de 50 mil habitantes divulgue todos os dados relativos às suas receitas e despesas, em tempo real, na internet. Entretanto, em Sergipe esta determinação não foi obedecida e entre os 20 municípios sergipanos mais populosos pesquisados pela reportagem do Portal Infonet apenas 12 possuem links para sites de transparência em suas páginas oficiais na internet. O serviço, contudo, não existe, as informações não são claras ou não atendem a lei. As outras oito cidades sequer possuem site ou link. Por conta disso, o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) irá notificar todos os municípios que não cumpriram a determinação da Lei Complementar 131, de 2009.
Esta legislação, de 2009, obriga a criação dos portais de transparência, para que a população saiba como está sendo usado o dinheiro público. A lei se aplica ao Governo Federal, todos os Estados e Municípios. As informações, no entanto, têm que estar pormenorizadas e de fácil interpretação.  Pela lei, as prefeituras com mais de mil habitantes tiveram o prazo de um ano para implantar o site, dois anos para as prefeituras com mais de 50 mil e até a data de hoje (27.05.13) para aquelas que possuem menos de 50 mil habitantes.
Punições
Em Aracaju as atualizões não correspondem ao que pede a Lei da Transparência
Os municípios que descumprirem a lei irão sentir os efeitos da punição nos cofres da prefeitura, que ficará impedida de receber recursos do Governo Federal via convênios e de contrair empréstimos. A punição, entretanto, não aconteceu para as prefeituras com mais de 50 mil habitantes, que deveriam ter cumprido a lei até 2011.

TCE
Em entrevista ao Portal Infonet, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Carlos Alberto Sobral de Souza, ressaltou que os municípios têm que cumprir a lei e garante que os mesmos serão notificados e receberão as sanções, caso não cumpram com o determinado. “A lei de Transparência deve ser obedecida. O Tribunal de Contas tem o seu portal aberto e lá estão disponíveis tudo que é repassado. Os municípios, no entanto, têm a obrigação de fazer da mesma forma o seu portal de transparência”, enfatizou.
Ainda Segundo Sobral, o assunto será pauta de discussão no plenário. “Levarei a questão aos plenários, pois os municípios que possuem mais de 50 mil habitantes devem cumprir a lei. O TCE vai realizar as fiscalizações  para verificar se esses municípios estão cumprindo a lei da transparência”, garantiu.
Sanções
Em Nossa Senhora do Socorro os site não funciona
Para o presidente do TCE, não criar o site pode gerar sanções e as prefeituras ficarão sem os recursos federais. “O gestor poderá ser sancionado com multas e o que dói mais no cidadão é o bolso. O tribunal fará as auditorias para sancionar e se for o caso esses municípios, serão penalizados. Porém quem está em mora pode se estabelecer um prazo mínimo para regularizar. Eles serão notificados e a partir do não cumprimento dessa notificação, a sanção ocorrerá”, afirmou.
Clareza
Os sites dos municípios sergipanos, pesquisados pelo Portal, em sua maioria não disponibilizam com clareza os gastos e receitas por secretaria. Não foi possível identificar ainda, os valores unitários da contratação de serviços e produtos, o que dificulta identificar se houve superfaturamento.
Para o consultor em contas públicas, fundador e secretário-geral da ONG Contas Abertas, Gil Castelo Branco, o não cumprimento do prazo era algo previsível. Ele explica que as prefeituras tiveram 4 anos para se adequar, já que a lei é de 2009. Para ele, os municípios utilizam o jogo do empurra para justificar fato de não criarem o site. “Isso acaba sendo um jogo de empurra, já que eles atribuem a culpa para a outra gestão. Contudo, a lei precisa ser cumprida. Criar um site como esse é algo muito simples de se fazer, as prefeituras já têm essas informações, mas os políticos gostam de transparência nos governos adversários”, disse Gil em entrevista ao Portal.
Presidente do TCE Carlos Alberto Sobral de Souza diz que aplicará sanções (Foto: Portal Infonet)
Gil Castelo Branco explica que as prefeituras recorreram a empresas que surgiram após à aprovação da lei e faturaram com a lei da transparência. Segundo Gil, as empresas desenvolveram um único sistema e venderam para as prefeituras. “Essas empresas irão superfaturar já que as prefeituras irão agora buscar empresas, através de licitação, para adequar-se à lei”, afirma.
Pesquisa
No site da Prefeitura de Aracaju possui um quadro de despesas de contas, mas as mesmas são de 2012 e não estão de acordo com o que manda a Lei. A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que a Secretaria Municipal do Planejamento e Orçamento (Seplan) já está desenvolvendo o site transparência.
Em Nossa Senhora do Socorro existe um link voltado para a transparência, mas o mesmo não funciona. A prefeitura do município informou que os dados são atualizados diariamente e garantiu que irá identificar o erro na página.
Confira os nomes das 20 cidades sem portais, com sites que não funcionam ou sem informações da Transparência: Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristovão, Lagarto, Itabaiana, Tobias Barreto, Simão Dias, Itabaianinha, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Capela, Itaporanga D´Ajuda, Propriá, Porto da Folha, Laranjeiras, Boquim, Barra dos Coqueiros, Canindé de São Francisco e Nossa Senhora das Dores.
A reportagem do Portal Infonet ouviu duas prefeituras, mas está à disposição caso as demais queiram se pronunciar  através do e-mail jornalismo@infonet.com.br ou 2106-8000.
Por Eliene Andrade

Comentários

O povo é de fato, o maior beneficiado com a transparência de receitas e despesas geradas pelos órgãos públicos.
O prazo para os municípios se transparecerem passou e agora, serão punidos?
Anônimo disse…
Como posso entrar em contato com o autor deste blog?
Ana você envie email para boquim_se@yahoo.com.br deixe seu numero e
entraremos em contato

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Boquim debatem o PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Ontem a partir das 19h30 (05/04/13)na Escola Joaldo Barbosa aconteceu debate público sobre o PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, com a professora da Universidade Federal de Sergipe, Silvana Bretas. O debate foi promovido pelo SINTESE a pedido dos professores em assembleia e teve como objetivo tirar as dúvidas sobre o programa do governo federal. Foram convidados professores, a sociedade em geral, a prefeitura de Boquim, Sindicato dos Servidores de Boquim, as secretárias de Educação e de Ação Social e suas equipes, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação de Boquim/CMEB, Câmara de Vereadores. Destes estiveram presentes professores, e algumas pessoas representando a sociedade civil, estudantes do EJA, professores alfabetizadores, do ensino fundamental inicial e final e também o diretor da Escola Joaldo Barbosa, atual presidente do CMEB.

Professores de Boquim aprovam a proposta de Reajuste do Piso 2019

Na tarde do dia 11 de fevereiro, após o primeiro dia do Encontro Pedagógico os professores de Boquim, fizeram uma Assembleia Extraordinária para avaliarem a proposta do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade, sobre o pagamento do reajuste do piso salarial da categoria. Segundo a proposta o prefeito já reajustaria o piso salarial do magistério neste mês de fevereiro seria pago com o retroativo de janeiro de 2019. A prefeitura de Boquim no ano de 2018 aprovou o piso salarial em julho, deixando 6 meses de retroativos. Sobre esse ponto o prefeito aponta na proposta que em junho sentaria com o SINTESE sobre como pagaria o passivo trabalhista. O atual prefeito falou no dia da negociação com o SINTESE (no dia 07 do corrente) que não quer ficar devendo aos professores em sua gestão. Os professores de Boquim tem passivos trabalhistas deixados por outras gestões e estão acionando a justiça e sendo por ela reconhecido o direito, tanto que a prefeitura na gestão atual está pagando a d

Não devem deixar a Estação...

José de Jesus Santos - profº de História imagem internet As manifestações continuam em todo o Brasil, e vão continuar... Provaram que não querem golpe de estado, mas sim resultado de todos os gestores públicos por mais responsabilidade pelos serviços públicos, melhoramento na Educação, Saúde e Segurança, resumo: não querem só comida... Provaram que tem fome de vários “Quês”. A cobertura televisiva imparcialmente – assim arautam, não deixam de usar seus chavões de efeitos de caras e bocas para destacar o vandalismo e os grupos de baderneiros enquanto as manifestações recebem um breve e positivo adjetivo. O fruto dessa ação de cobertura tem os mesmos efeitos das bombas de efeito moral, lançadas para dispersar o sentido dos movimentos. São verdadeiras balas de borracha disparadas nos braços, pernas da natureza do protesto. São sprays de pimenta lançados nos olhos da liberdade de expressão do povo que desperta junto aos que nunca deixaram as ruas para dizer que já não dá mais